Programa Germinar da Gerdau beneficia 8,1 mil pessoas em 2012

Press release

O Germinar, programa de educação ambiental mantido pela Gerdau, beneficiou 8,1 mil pessoas em 2012.  Entre as principais atividades que foram desenvolvidas durante o ano, estão projetos e visitas técnicas de alunos ao Biocentro, que reuniram 5.480 estudantes do 4º, 5º e 7º anos da rede escolar da região de Ouro Branco.

Nos encontros, crianças e adolescentes de 64 escolas públicas e privadas dos municípios de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (Miguel Burnier, Mota e Engenheiro Correa) e Moeda participaram de atividades voltadas para a educação ambiental. Após as visitas, os participantes são convidados a realizar uma avaliação de aprendizagem que, neste ano, alcançou um índice de aproveitamento dos conteúdos de 86%.

Já nos projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas, que buscam soluções sustentáveis para o meio ambiente, 198 pessoas foram atendidas. Os projetos desenvolvidos foram “Soldadinhos da Alimentação”, na Escola Estadual de Ensino Especial Professor Maria Coutinho (Ouro Branco) e o “O Meio Ambiente Começa no Meio da Gente”, realizado em cinco escolas municipais de Moeda.

As parcerias firmadas entre o Germinar, as comunidades, ONGs e empresas locais para a o estímulo à educação ambiental beneficiaram 340 pessoas. Na Comunidade Terapêutica Bom Pastor, foram realizadas seis oficinas sobre Ecologia Humana, com o envolvimento de aproximadamente 180 residentes. Na ONG Vem Ser, no projeto Cidadania, foi realizado atendimento semanal a 40 crianças e adolescentes. O programa Roda de Conversa, realizado em Miguel Burnier, ofereceu a 20 mulheres do distrito oficinas quinzenais sobre a temática socioambiental, artesanato e alimentação saudável. No Laboratório Ambiental, foram realizados 22 cursos com temas ambientais diversos, totalizando a participação de cerca de 1.474 educadores. Já as palestras sobre o meio ambiente foram ministradas a 403 alunos e colaboradores de escolas e instituições diversas.

O Germinar é uma iniciativa da Gerdau voltada para a prática da educação e conservação ambiental em prol do desenvolvimento sustentável. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, 253.130 pessoas foram beneficiadas pelo programa.

Prêmio Germinar
Os quatro projetos vencedores da primeira edição do Prêmio Germinar de Educação Ambiental, realizada em 2011, foram desenvolvidos e já mostram resultados. A premiação é realizada em parceria com o Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Empresa, e foi criada para estimular as escolas no desenvolvimento de ações voltadas para a sustentabilidade.

Em 2012, na segunda edição do Prêmio, 40 projetos foram inscritos em cinco categorias: Sementinha, para educação infantil; Raiz, para ensino fundamental do 1º ao 5º ano; Folha, para ensino fundamental do 6º ao 9º ano; Fruto, para ensino médio, e a novidade, Categoria Flor, para escolas de ensino especial. Os projetos vencedores de cada categoria foram o “Terra Encantada”, da Creche Municipal Monsenhor José Antônio Ferreira (categoria Sementinha), “Flora do Cerrado”, conhecer para preservar, da Escola Municipal Amynthas Jacques de Moraes (categoria Raiz), “Escola Viva”, da Escola Municipal José Monteiro de Castro (categoria Folha), “Química da Água” e a importância da mata ciliar do ribeirão Ouro Branco, do Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco (categoria Fruto) e  “Verde Perto do Luxo ao Lixo”, da APAE – Conselheiro Lafaiete (categoria Flor). Os vencedores de cada uma das categorias do Prêmio Germinar de Educação Ambiental recebem uma verba para viabilizar a implantação do projeto e a capacitação aos educadores e funcionários das instituições.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.