Programa Germinar da Gerdau

Press release

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau, já está presente em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e distritos de Ouro Preto, há 21 anos. Com o objetivo de ampliar a área atendida na região, iniciou a atuação em Moeda em duas escolas.

O primeiro passo foi dado em fevereiro com uma reunião de apresentação na Secretaria Municipal de Educação. Depois, 55 educadores da rede pública foram capacitados em Educação ambiental pela Gerdau. Foram apresentadas a metodologia de trabalho e seus objetivos. A próxima etapa é o desenvolvimento de projetos ambientais pelas duas escolas com o suporte do programa Germinar.

A Escola Municipal Cláudio Pinheiro de Lima irá desenvolver, com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, um projeto sobre Ecologia Humana, Higiene Pessoal e Ambiental. Já na Escola Estadual Senador Melo Viana, a proposta é abordar a prevenção de incêndios florestais, que será desenvolvida com os estudantes do ensino médio.

Há mais de duas décadas o Programa Germinar conscientiza as comunidades da região para a preservação do meio ambiente. Dentro do compromisso socioambiental, a Gerdau estimula estudantes e educadores das escolas de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, distritos de Ouro Preto, e, agora, Moeda, além de colaboradores, na busca de ações que promovam desenvolvimento sustentável e ganhos mútuos.

Sobre o Germinar
O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da Empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da Usina. Desde a sua criação, o Biocentro já recebeu mais de 250 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente.
O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau Açominas com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.