Programa Gerdau Germinar realiza encontro com escolas da região

O Gerdau Germinar, programa de educação ambiental da Empresa, realizou, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Workshop de Planejamento de Atividades para o ano de 2014. O evento aconteceu no Biocentro Gerdau Germinar, localizado em Ouro Branco (MG), das 8h30 às 12h30, e contou com a presença de 94 participantes, entre diretores e pedagogos de escolas públicas e privadas da região, representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente e da Superintendência Regional de Ensino. No total, 22 instituições do município estiveram presentes, além de 34 de Congonhas e duas de Ouro Preto (uma do distrito de Miguel Burnier e outra de Mota). Os resultados obtidos pelo programa em 2013 e o planejamento de atividades para 2014 foram apresentados aos participantes, que tiveram a oportunidade de avaliar e de sugerir atividades conjuntas com o Gerdau Germinar. Em março, terá início a agenda de visitas técnicas de alunos das escolas da região ao Biocentro e demais atividades de educação ambiental. A iniciativa reforça a parceria entre o Programa Gerdau Germinar e instituições de ensino, buscando contribuir para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos. Ao longo do ano passado, mais de 9.700 alunos, além de educadores e representantes das comunidades da região, participaram de 40 ações ligadas à conscientização e preservação ambiental. No total, cerca de 160 instituições de ensino dos municípios da área de atuação da Gerdau, como Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto (distritos de Mota e Miguel Burnier) e Moeda foram beneficiadas. Dentre as iniciativas realizadas durante o ano, estão o Dia de Cientista, a Semana Especial, o 3º Prêmio Gerdau Germinar, o Laboratório Ambiental e visitas técnicas de alunos ao Biocentro. Sobre o Programa Gerdau Germinar Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas.. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco. O programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. Sobre a Gerdau A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.