Programa Gerdau Germinar inicia as visitas técnicas de 2015

Press release

O Programa Gerdau Germinar recebeu a primeira visita técnica de 2015 no dia 9 de março. Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Dom Luciano e do Centro Educacional Construindo o Futuro (Cecof), ambas de Ouro Branco, estiveram no Biocentro Gerdau Germinar, o centro de educação ambiental da Empresa.

O tema do encontro foi “Reutilizar”, com foco no consumo consciente e na destinação correta dos resíduos. O assunto foi trabalhado de forma lúdica entre os estudantes de quatro a sete anos, por meio de contação de história, caça ao tesouro e visita à Ovolândia.

A professora Talita Gonçalves Guerra, que acompanhou os alunos do Cecof, conta que o tema começou a ser trabalhado com as crianças, em sala de aula, uma semana antes da visita, por meio de um projeto ambiental. “A ida ao Biocentro Gerdau Germinar marcou o encerramento das nossas atividades. Os meninos ficaram encantados com o Programa, porque puderam visualizar tudo que aprenderam”, afirma. Ela explica ainda que durante a visita os alunos doaram mudas de árvores e plantas ao Biocentro, as quais foram plantadas por eles mesmos. “Essa foi uma forma de aproximá-los do tema sustentabilidade e o resultado foi muito positivo”, conta.

A partir deste mês, o Programa Gerdau Germinar receberá diariamente estudantes de Ouro Branco e região. Os interessados em agendar uma visita devem encaminhar um e-mail para cpg-germinar@gerdau.com.br .

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente da Empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.