Programa Gerdau Germinar recebe alunos para visitas técnicas

O segundo semestre começou movimentado no Programa Gerdau Germinar. Estudantes de Ouro Branco e cidades da região têm realizado visitas técnicas no Biocentro Gerdau Germinar, o centro de educação ambiental da iniciativa. Só para este mês estão agendadas 34 instituições de ensino.

No local, que possui 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para desenvolver projetos e ações voltadas para sustentabilidade, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de realizar uma série de atividades, que são programadas de acordo com a faixa etária dos grupos.

Só em 2015, quase 3 mil estudantes da educação infantil e do ensino fundamental estiveram no espaço. Durante o passeio eles aprendem sobre reutilização de materiais, mata atlântica, educação patrimonial e biomas brasileiros.

Recentemente, alunos de 9 a 11 anos da Escola Municipal Lucas Estevão Monteiro, de Congonhas, também participaram de atividades no Biocentro. A diretora da instituição, Carmem Kather Barbosa, conta que ao longo do ano várias turmas vão até a sede do Programa. “As crianças e os professores voltam encantados dos passeios. Lá eles têm a oportunidade de vivenciar o que aprendem em sala de aula, de viver a realidade”, afirma.

Ainda há algumas datas disponíveis para visitação este ano. O agendamento deve ser realizado pelo telefone (31) 3749-2813 ou pelo e-mail fernanda.souza@gerdau.com.br.

Sobre o Programa Gerdau Germinar

Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada

para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além das visitas técnicas, a iniciativa oferece ainda oportunidades de curso para educadores, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.​