Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Gerdau capacita mais de 400 empresas

Press release

Com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, a Gerdau conta atualmente com uma rede de mais de 30 mil fornecedores, sendo 60% micro, pequenas e médias empresas, fortalecendo as economias locais onde está inserida. Por essa razão, a Empresa apoia, desde 2007, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) para aprimorar o desempenho gerencial dessas organizações. A iniciativa, desenvolvida com entidades parceiras, abrange desde a realização de cursos e consultorias in loco, até a elaboração e acompanhamento da execução de planos de ação. No total, são mais de 500 horas de capacitação ao longo de 24 meses, as quais abordam temas relacionados à melhoria de gestão, qualidade e produtividade, estímulo ao empreendedorismo, cidadania e sustentabilidade.

O programa possui impacto direto na competitividade da Gerdau, já que possibilita o recebimento de produtos e serviços com mais qualidade, a pontualidade nas entregas e o estabelecimento de relacionamentos de longo prazo. Além disso, ao fortalecer essas micro, pequenas e médias empresas, estimula o crescimento de mercado, a geração de emprego e de renda. Em 2012, o programa envolveu 404 micro, pequenas e médias empresas da Argentina, Brasil, Peru, Colômbia e México. Como resultado, o volume de negócios entre a Gerdau e as empresas participantes cresceu 24% na comparação com 2011. Já em 2013, o programa será expandido para fornecedores no Chile, na Índia, na República Dominicana, no Uruguai e na Venezuela.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.