Programa ambiental da Gerdau contribui para geração de renda no RJ

Jovens de comunidade carente são beneficiados com a comercialização de mudas de plantas. Programa é um sucesso: meta para todo o ano já foi atingida em maio, com a venda de 17 mil unidades

A Gerdau Cosigua, usina siderúrgica localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, vem promovendo desde 2006 um programa que, além de contribuir com a preservação do meio ambiente, proporciona a geração de renda, beneficiando 150 moradores da região. A iniciativa é fruto de parceria da empresa com a ONG Plantando Futuro e com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Por meio do projeto, membros da Comunidade de Piranema, em Itaguaí (RJ), realizam o plantio e a comercialização de mudas de árvores de diversas espécies, todas nativas da Mata Atlântica.

Ainda em maio o grupo bateu a meta anual do programa, com a venda acumulada de 17 mil mudas em 2009. Agora, o desafio é maior: o objetivo passou a ser comercializar 40 mil unidades até dezembro. A ação teve início com o desenvolvimento de um viveiro florestal comunitário, no ano passado, no qual membros da comunidade plantaram espécies, como amoreira, pitanga e ipê amarelo.

O objetivo é fazer com que o programa torne-se cada vez mais auto-sustentável, por meio da expansão das atividades do grupo. Além da Gerdau, o programa já tem como clientes a Prefeitura Municipal de Paracambi e o areal Seroareal, além do Projeto de Reflorestamento da Bacia Hidrelétrica do Rio Macacu.

O grupo formado pelos moradores da Comunidade de Piranema também participa de atividades esportivas e de um programa de inclusão digital, além de receber atendimento médico e odontológico gratuito.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de mais de 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA.TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Sexta-feira, 5 de junho de 2009.