Pró-Amor triplica número de atendidos desde sua criação

• Obra social apoiada pela Gerdau Barão de Cocais já atendeu cerca de mil pessoas em seus cursos desde sua abertura em 1999

A obra de mobilização social Pró-Amor, de Barão de Cocais (MG), está concluindo o ano de 2007 com 174 pessoas atendidas em suas ações voluntárias. Trata-se de um crescimento de 370% em relação a 1999, quando iniciou suas atividades no bairro São Benedito. Desde sua criação, cerca de mil pessoas das mais variadas idades já passaram por seus cursos e atividades. A iniciativa conta com apoio da Gerdau Barão de Cocais e com o trabalho de voluntários da unidade por meio do Instituto Gerdau, entidade que coordena as diretrizes e políticas em Responsabilidade Social do Grupo Gerdau.

O Pró-Amor capacita profissionalmente os alunos por meio de cursos e realiza a venda dos produtos resultantes desse aprendizado. A instituição oferece treinamentos de costura, pintura, artesanato, manicure, música, informática, produção e aperfeiçoamento de mecânica industrial, esse último, ministrado por um voluntário Gerdau.

Para o próximo ano, a organização da obra estuda a ampliação da oferta de vagas nos cursos, ampliação da linha de produtos da fábrica de sabão, realização de palestras mensais sobre saúde, segurança, cidadania e qualidade de vida para voluntários e alunos bem como realizar uma semana de divulgação em toda a cidade com palestras, encontros e festas.

A iniciativa funciona em um prédio das obras sociais da Paróquia de São João Batista e possui salas para aulas teóricas do curso de mecânica, laboratório de mecânica, salas de cabeleireiro, de costura, de artesanato, informática, biblioteca e uma fábrica de sabão, cujos produtos são vendidos para a comunidade. A fábrica utiliza como matéria-prima óleo de cozinha usado, evitando o despejo do produto em lugar inadequado e ajudando na preservação do meio ambiente.

Para se cadastrar nos cursos do Pró-Amor, os interessados devem ter, no mínimo, oito anos. Para o curso de mecânica é necessário apresentar certificado de conclusão do ensino médio, CPF e identidade.

Sexta-feira, 14 de dezembro de 2007