Primeiro museu aberto de Ayrton Senna contará com esculturas de aço Gerdau

As peças permanecerão ao ar livre e contam com material resistente à corrosão atmosférica

Ayrton Senna ganhará seu primeiro museu a céu aberto no mundo, que será inaugurado ainda no mês de novembro, em São Paulo. O local, que ficará no Autódromo de Interlagos, receberá onze estátuas produzidas em aço, representando o número de temporadas em que o piloto correu na Fórmula 1. Com temas escolhidos pela própria mãe de Senna, as peças serão expostas ao ar livre para que o público relembre os momentos mais marcantes da carreira do atleta.

Por se tratar de um ambiente externo, as estátuas foram desenvolvidas com aço resistente à corrosão atmosférica, chamado de patinável.  Foram mais de 13 toneladas de material fornecido pela Gerdau, uma das apoiadoras do projeto.  Para garantir a conservação das estátuas de quase três metros de altura, o material conta com uma camada protetora, chamada pátina, que elimina qualquer necessidade de outra proteção. Por meio desse tipo de material, que é novidade no portfólio da Companhia e marca sua entrada na produção de chapas grossas, foi possível viabilizar a ideia da iniciativa que buscava ter as peças ao ar livre, sem sofrerem danos. "É uma grande alegria para a Gerdau marcar o início da produção de chapas grossas com um projeto que conta a história de um piloto que foi um marco na vida de tantos brasileiros", comenta Marcos Faraco, diretor de Marketing e Vendas da Gerdau.

Para quem quiser conhecer as esculturas, elas ficarão, em tamanho menor, até o dia 20 de novembro no Salão do Automóvel de São Paulo.

O projeto terá também a edição de um livro: "Ayrton Senna, um herói moldado de alma, coração e aço!" que será lançado em dezembro. A obra reúne o esboço da criação e desenvolvimento das estátuas, além de textos retratando cada um dos temas das esculturas. Para quem comprar na pré-venda, o livro vem acompanhado de uma miniestátua, igual as que serão expostas e também produzida em aço patinável.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

www.facebook.com/GerdauSa

@gerdau (http://twitter.com/gerdau)