Prêmio Talentos Empreendedores abre inscrições para micro e pequenas empresas catarinenses

Todas empresas que responderem a um questionário de auto-avaliação terão direito a um relatório com pontos fortes e oportunidades de melhorias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 3 de agosto

O Prêmio Talentos Empreendedores chega a 14ª edição com o objetivo de receber as inscrições de 4 mil micro e pequenas empresas do Estado. A premiação será lançada no próxima quinta-feira, 24 de maio, às 8h30, no Centro de Convenções de Florianópolis. O prêmio é um reconhecimento ao desempenho de empresários de micro e pequenas empresas que adotam uma gestão inovadora, criam um diferencial competitivo no mercado e, com isso, obtêm resultados positivos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de agosto no site www.sebrae-sc.com.br/talentos ou nas Agências de Articulação Sebrae e nas entidades credenciadas ao Sebrae em todo Estado.

O Prêmio Talentos Empreendedores é uma realização do Grupo Gerdau, Sebrae, Grupo RBS e conta com o apoio do Movimento Catarinense para Excelência. Nesta edição, serão reconhecidas as empresas inscritas nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Empresa de Base Tecnológica e Agronegócio. Também serão concedidos prêmios especiais nas categorias Empresa Cidadã, Exportação, Turismo e Jovem Empreendedor para aquelas empresas cujo dirigente principal tiver menos de 35 anos.

Ao se inscrever no prêmio, as empresas já saem ganhando. Isso porque recebem um instrumento de auto-avaliação que irá permitir uma reflexão da gestão de cada empresa, tendo por base critérios adotados mundialmente. Para a escolha das vencedoras, são analisadas as características empreendedoras, os resultados financeiros e os critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade: liderança, estratégia e planos, cliente, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultado. Esses critérios são ajustados à realidade das micro e pequenas empresas.

O processo de avaliação inicia quando as participantes devolvem o questionário preenchido. A partir das respostas, é gerado um ranking com base no desempenho da candidata com maior pontuação na categoria correspondente e em cada uma das regiões do Estado: Sul, Vale do Irajaí, Grande Flçorianópolis, Norte, Oeste e Planalto Serrano (Meio Oeste). As empresas melhor colocadas nas categorias por região recebem a visita de avaliadores, que validam os dados apresentados. Com base nessa avaliação, é gerada uma nova pontuação e uma comissão técnica elegerá as vencedoras do prêmio. Ao final do processo, todas que responderam ao questionário recebem um relatório de feedback, que aponta os pontos fortes e as possibilidades de melhorias de cada empresa.

A primeira fase do prêmio destaca as finalistas regionais, que recebem certificado de reconhecimento e direito ao uso do selo de finalista regional por um ano a partir da data de premiação. As empresas consideradas vencedoras nas categorias principais e especiais ganham Troféu Prêmio Talentos Empreendedores, além de certificado de reconhecimento e direito de uso do selo de vencedora do prêmio por um ano. Também recebem um bônus no valor de mil reais para ser utilizado em cursos do Sebrae, limitados a dois partipantes por curso, com validade de um ano a partir da data de emissão. Conquistam ainda o direito a inscrição em um curso do Modelo de Excelência em Gestão, promovido pelo Movimento Catarinense para a Excelência, para que a empresa continue seu trabalho pela qualidade e competitividade.

Grupo Gerdau apóia prêmios de competitividade em todo Brasil

O Grupo Gerdau e o Sebrae promovem prêmios que reconhecem e fomentam o desenvolvimento de empresas de micro e pequeno porte em vários Estados do País. No Ceará é realizado o Prêmio Êxito Empresarial; em Minas Gerais, o Excelência Empresarial; no Rio de Janeiro, o Top Empresarial; em São Paulo, o Prêmio Superação Empresarial; em Pernambuco, o Destaque Empresarial; no Paraná, o Sucesso Empresarial; no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Talentos Empreendedores e na Bahia, o Realce Empresarial.

Quarta-feira, 23 de maio de 2007