Prêmio Talentos Empreendedores abre inscrições

Em sua 15ª edição no Rio Grande do Sul, a premiação deve atrair oito mil empresas. As participantes que responderem a um questionário de auto-avaliação terão direito a um relatório com pontos fortes e oportunidades de melhorias

As inscrições para a 15ª edição do Prêmio Talentos Empreendedores serão abertas na próxima terça-feira, 8 de maio. Empresários de micro e pequenas empresas têm até o dia 3 de agosto para confirmar a participação nessa iniciativa que destaca a criatividade, a qualidade e a busca de alternativas para os empreendimentos. As inscrições podem ser feitas no site www.premiotalentos.com.br ou nas unidades do Sebrae/RS em todo o Estado.

O prêmio foi criado com o objetivo de promover e destacar as ações das micro e pequenas empresas com sede no Rio Grande Sul, que aplicam métodos de gestão inovadores e com resultados significativos para a comunidade. A premiação também contempla empresas que inovam tecnologicamente, conquistam mercados internacionais, incentivam o turismo na sua região ou cuja atuação confirme a preocupação com a responsabilidade social. Em 15 anos, mais de 20 mil empresas disputaram o Prêmio, que já reconheceu as práticas de gestão de 94 empreendedores no Estado. A meta para este ano é atrair a participação de oito mil empresas. Em 2006, 7.607 estabelecimentos se inscreveram.

Neste ano, serão premiadas as empresas inscritas nas categorias Indústria, Comércio, Serviços, Rural, além de Destaques em Responsabilidade Social, Inovação Tecnológica, Exportação e Turismo. Cada categoria terá até cinco finalistas e um vencedor. No ano passado, 17 empresas chegaram à etapa final do Prêmio Talentos Empreendedores - cinco vencedoras e outras 12 finalistas. No cenário da qualidade, as empresas do interior do Estado vêm se destacado e representaram, no ano passado, 76,15% ( 5.793 empresas) das inscrições.

Todas as empresas participantes ganham com o prêmio, pois tem uma oportunidade única e gratuita de aprimorar sua gestão. Para a escolha das vencedoras, são analisadas as características empreendedoras, os resultados financeiros e os critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade: liderança, estratégia e planos, cliente, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultado. Esses critérios são ajustados à realidade das micro e pequenas empresas. Os participantes respondem a um questionário com base nesses critérios. A avaliação das respostas gera um ranking e as empresas melhor pontuadas recebem a visita de avaliadores, que validam os dados apresentados. Com base nessa avaliação, é gerada uma nova pontuação e uma banca técnica elegerá os vencedores do prêmio. Ao final do processo, todas as empresas que responderam ao questionário recebem um relatório de feedback, que aponta os pontos fortes e as possibilidades de melhorias para a empresa.

Já as empresas finalistas e vencedoras, por receberem a visita dos avaliadores, recebem um relatório com pontos fortes e oportunidades de melhoria do empreendimento, um bônus no valor de R$ 1 mil em produtos do Sebrae/RS, além de exposição em mídia impressa por meio de anúncio e encarte em veículos de comunicação. Também conquistam o direito de exibir o selo Prêmio Talentos Empreendedores 2007 na programação visual e no material promocional da empresa. A premiação está prevista para o dia 13 de novembro.

O Prêmio Talentos Empreendedores é uma iniciativa do Grupo Gerdau, Sebrae/RS e Grupo RBS. O evento conta com o apoio do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Grupo Gerdau apóia prêmios de competitividade em todo País

O Grupo Gerdau e o Sebrae promovem prêmios que reconhecem e fomentam o desenvolvimento de empresas de micro e pequeno porte em vários Estados do País. Na Bahia é realizado o Prêmio Realce Empresarial; em Minas Gerais, o Excelência Empresarial; no Rio de Janeiro, o Top Empresarial; em São Paulo, o Prêmio Superação Empresarial; em Pernambuco, o Destaque Empresarial; no Paraná, o Sucesso Empresarial; no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Talentos Empreendedores e o Prêmio Êxito Empresarial, no Ceará.

Segunda-feira, 7 de maio de 2007