Prêmio Talento Engenharia Estrutural reconhece profissionais brasileiros

A 6ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal premiação do setor no Brasil, destacou oito
profissionais por seus projetos desenvolvidos em diversas regiões do País. Foram escolhidos um vencedor
e uma menção honrosa para cada uma das categorias - edificações, obras de arte, pequeno porte e
infraestrutura. Promovida pela Gerdau e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural
(Abece), a premiação contou com 182 inscritos em 2008. “A cada ano o prêmio se consolida como uma
referência nacional na área da engenharia estrutural, ao valorizar o profissional e estimular o
aperfeiçoamento da construção civil brasileira”, afirmou Renato Bernardes, diretor de vendas e
distribuição da Gerdau.
Os trabalhos foram julgados por uma equipe de profissionais formada por membros da Gerdau e da Abece. Durante a avaliação, os jurados verificaram o atendimento dos critérios estabelecidos no
regulamento do prêmio, entre eles, o uso adequado de materiais, economia de produtos durante a
construção, originalidade e criatividade de layout e implantação harmônica no ambiente.
Na categoria edificações, o engenheiro Mário Franco, responsável pelo Projeto Rochaverá (SP), foi o
vencedor. O premiado da categoria obras de arte foi o engenheiro Mário Terra Cunha, com a Estação
Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa (PB). Já na categoria infraestrutura, o engenheiro Catão Francisco
Ribeiro se destacou com a Ponte Estaiada (SP). E na categoria pequeno porte, o primeiro prêmio foi para
o engenheiro Márcio José de Rezende Gonçalves, com o projeto Residência Condomínio Riviera Residence,
em Nova Lima (MG).
A premiação reconheceu com menção honrosa George Magalhães Maranhão, na categoria edificações,
pela obra Edifício Residencial Estrela do Atlântico, em Natal (RN) e Altair Baggio, na categoria obras de
arte, pelo Ginásio Poliesportivo AECIM Tocantins, em Cuiabá (MT). Também foram reconhecidos Mônica
de Moraes Seixas, na categoria infraestrutura, com a obra do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro
e Gil Chinellato, na categoria pequeno porte, pelo Auditório Alcina Dantas Feijão, em São Caetano do Sul
(SP).

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Quinta-feira, 8 de janeiro de 2009.