Prêmio Talento Engenharia Estrutural recebe inscrições até 20 de setembro

A premiação destacará projetos estruturais em três categorias: Edificações, Obras de Arte e Soluções Inovadoras

A 4ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural está com as inscrições abertas até 20 de setembro. A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) e pelo Grupo Gerdau, reconhece profissionais que desenvolveram projetos de destaque na engenharia de estruturas nos últimos cinco anos.

Pela primeira vez, a premiação destacará três categorias: Edificações, Obras de Arte e Soluções Inovadoras. Em Edificações serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, etc. A categoria Obras de Arte destacará estruturas como pontes, viadutos, passarelas, monumentos, obras de saneamento, entre outras. As propostas que apresentarem inovação e criatividade em sua forma de viabilizar o projeto arquitetônico e que não se caracterizarem como Edificações ou Obras de Arte concorrerão na categoria Soluções Inovadoras.

A expectativa para este ano é aumentar o número de participantes do prêmio. Em 2005, foram inscritos 54 projetos e, para este ano, são esperadas mais de 70 inscrições. A premiação é um reconhecimento ao trabalho do engenheiro de estruturas. Os projetos são avaliados por critérios como concepção estrutural, processos construtivos e uso adequado de materiais, implantação no ambiente e estética. A comissão julgadora é composta por representantes da Abece, do Grupo Gerdau e da Editora Pini. Cada categoria – Edificações, Obras de Arte e Solução Inovadoras – terá um vencedor e um projeto destacado com menção honrosa. Os três primeiros colocados recebem viagem, mais estadia, para a Construmat, uma feira referência mundial no setor de construção civil, que ocorre de 14 a 19 de maio de 2007, em Barcelona, além de troféu e certificado. Os engenheiros responsáveis pelos projetos destacados com menção honrosa ganham placa e certificado. A premiação será entregue, em 25 de outubro, na abertura do Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (Enece 2006).

Os candidatos devem enviar de três a cinco desenhos, contendo o projeto escolhido, em no máximo dez páginas no formato A4 ou arquivo eletrônico DWG e PLT, com especificações técnicas sobre o tema estrutural. Deve ser destacada a categoria em que se deseja inscrever os projetos. Também são necessárias fotos digitais da estrutura. Cada engenheiro pode inscrever apenas um projeto de uma obra com estrutura concluída. O material deve ser encaminhado até 20 de setembro para a sede da Abece Nacional, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685, conjunto 2D, São Paulo, CEP: 01451-908. Mais informações estão disponíveis no site do Grupo Gerdau (www.gerdau.com.br) e no site da Abece (www.abece.com.br).

Terça-feira, 12 de setembro de 2006