Prêmio Realce Empresarial anuncia finalistas

O Prêmio Realce Empresarial, promovido pelo Grupo Gerdau em parceria com o Sebrae-BA, anunciou os nomes dos 16 finalistas, que foram selecionados entre 2.656 empresas inscritas, sendo que 35 chegaram à segunda etapa do processo. O Realce tem o objetivo de incentivar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) por meio do aprimoramento dos negócios e excelência na gestão. Serão premiadas empresas nas categorias de Indústria, Comércio, Agroindústria, Educação, Saúde, Turismo, Serviços, além do Destaque Cidadania Empresarial.

As empresas do interior do estado tiveram destaque entre as classificadas. Das 16 companhias que chegaram à fase final do prêmio, sete são da capital Salvador, e as nove restantes se dividem entre os municípios de Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Itabuna, Ilhéus, Irecê, Jequié, Porto Seguro e Camaçari. Na categoria Destaque Cidadania Empresarial, por exemplo, as duas finalistas representam municípios do interior do estado – Jequié e Camaçari -, assim como as três escolhidas da categoria saúde são das cidades de Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Itabuna. Entre as seis escolhidas no setor de serviços, quatro são da capital Salvador, uma de Ilhéus e outra de Irecê.

O processo de escolha das vencedoras conta com as fases de auto-avaliação (preenchimento de um questionário detalhado), visitas de comissões avaliadoras do prêmio e avaliação final pela banca de juízes, formada por representantes das organizações e instituições promotoras e parceiras do prêmio. Todas as empresas que respondem à auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias.

O Grupo Gerdau apóia prêmios de incentivo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas em mais de oito estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Talentos Empreendedores), Paraná (Sucesso Empresarial), Minas Gerais (Excelência Empresarial), Rio de Janeiro (Top Empresarial), Bahia (Realce Empresarial), Pernambuco (Destaque Empresarial) e Ceará (Êxito Empresarial). Em 2006, 25,3 mil empresas se inscreveram em todo o País – a expectativa é de que este ano o número aumente em 30%.

Premiação

Os vencedores do Prêmio Realce Empresarial serão no dia 12 de dezembro, em solenidade no Cais Dourado, (Avenida Jequitáia, nº102, Comércio), em Salvador. As empresas vencedoras recebem troféu, certificado e um valor-bônus, a ser trocado por produtos do Sebrae no período de até um ano. Participam do prêmio as MPEs com receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00; que tenham completado pelo menos um ano fiscal; com domicílio fiscal na Bahia e que comprovem sua regularidade fiscal e estatutária.

Terça-feira, 6 de novembro de 2007