Prêmio para micro e pequenas empresas paulistas bate recorde de inscrições

Premiação tem o objetivo de promover a competitividade e disseminar as melhores práticas em gestão entre as milhões de micro e pequenas empresas de São Paulo e do País

O Prêmio Superação Empresarial, promovido em São Paulo pelo Grupo Gerdau, Sebrae-SP, Instituto Paulista de Excelência e Gestão (Ipeg) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), registrou em 2007 um aumento de 169% no número de inscritos – foram 291 micro e pequenas empresas (MPEs) inscritas, contra 108 em 2006. A MPE paulista vencedora do prêmio será conhecida em janeiro.

O objetivo da premiação é incentivar a competitividade das MPEs por meio do aprimoramento dos negócios e da excelência na gestão. Neste ano, puderam se inscrever as empresas de todos setores da economia – em 2006 a participação ficou restrita à MPEs atuantes nos Arranjos Produtivos Locais do Estado (APLs), conglomerados de empresas localizadas num mesmo território, que atuem no mesmo setor e mantém vínculos entre si.

Participam do prêmio as MPEs que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00; que tenham completado pelo menos um ano fiscal; com domicílio fiscal São Paulo; e que comprovem sua regularidade fiscal e estatutária. O processo de escolha das vencedoras conta com as fases de auto-avaliação (preenchimento de um questionário detalhado), visitas de comissões avaliadoras do prêmio e avaliação final pela banca de juízes, formada por representantes das organizações e instituições promotoras e parceiras do prêmio.

Todas as empresas que respondem à auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias. Neste ano, serão premiadas empresas nas categorias de do Estado das categorias indústria, comércio, serviços, turismo e agronegócios, além das categorias especiais responsabilidade social e inovação tecnológica.

Durante o evento de premiação – em data e local ainda a serem confirmados - as empresas vencedoras serão premiadas com troféu, certificado e receberão um valor-bônus, a ser trocado por produtos do Sebrae-SP no período de até um ano. Mais informações sobre o Prêmio Superação Empresarial podem ser obtidas nos sites premiompe.sebrae.com.br ou www.sebraesp.com.br.

O Grupo Gerdau apóia prêmios de incentivo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas em mais de oito estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Talentos Empreendedores), Paraná (Sucesso Empresarial), Minas Gerais (Excelência Empresarial), Rio de Janeiro (Top Empresarial), Bahia (Realce Empresarial), Pernambuco (Destaque Empresarial) e Ceará (Êxito Empresarial).

Quinta-feira, 20 de dezembro de 2007