Prêmio para Micro e Pequenas Empresas MPE Brasil mobiliza mais de 53 mil micro e pequenas

O Prêmio para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil –, realizado pela Gerdau, Sebrae, Petrobras, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), registrou número recordede empresas participantes em 2008, totalizando mais de 53 mil inscrições em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. O número representa um aumento de 75% em relação às inscrições realizadas na edição de 2007. Foram premiadas empresas nas categorias Indústria, Comércio, Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de TI e Serviços, além do prêmio especial, na Categoria Responsabilidade Socioambiental.
A Gerdau apoia prêmios de incentivo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas por meio do Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da empresa.
Aproximadamente 165 mil micro e pequenas empresas em todo o país já participaram da premiação. As empresas vencedoras em cada um dos estados disputarão a edição nacional, com cerimônia a ser realizada em Brasília no mês de abril.
Além de troféu, certificado de participação e divulgação na mídia, as empresas vencedoras em cada categoria receberão um relatório de avaliação com pontos fortes e oportunidades para melhoria e bônus em produtos do Sebrae, além de participarem do evento de reconhecimento nacional.

O processo de escolha das empresas vencedoras conta com as seguintes fases: auto-avaliação detalhada, visitas de comissões avaliadoras do prêmio e avaliação final pela banca de juízes. A avaliação das empresas segue os critérios do Prêmio Nacional da Qualidade, alinhados à realidade das micro e pequenas empresas, sendo analisados aspectos como a liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informação e conhecimentos, pessoas, processos e resultados e empreendedorismo.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Terça-feira, 20 de janeiro de 2009.