Prêmio MPE Brasil prorroga inscrições até o dia 14 de setembro

Iniciativa promovida pela Gerdau e Sebrae tem objetivo de fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

As inscrições para o Prêmio MPE Brasil 2009 foram prorrogadas para o dia 14 de setembro. O objetivo é propiciar que mais empresas possam obter informações e participar da iniciativa de incentivo à competitividade para micro e pequenas empresas. A inscrição é gratuita e pode ser feita por meio de formulário disponível no site www.premiompe.sebrae.com.br.

O prêmio tem como objetivo reconhecer e fomentar o desenvolvimento das empresas de micro e pequeno porte, beneficiando ainda os clientes e fornecedores desses empreendimentos com o aperfeiçoamento das práticas de gestão, empreendedorismo e responsabilidade social. A Gerdau apoia prêmios de incentivo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas em 27 estados. Em 2008, o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – em Minas Gerais teve 3.376 empresas inscritas.

O MPE Brasil Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas é promovido em Minas Gerais pela Gerdau (direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social) em parceria com o Sebrae, com a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e o MBC (Movimento Brasil Competitivo), além de apoio do Instituto de Qualidade de Minas Gerais (IQM). Conta ainda com o patrocínio nacional do Governo Federal, Petrobras e CNI – Conselho Nacional da Indústria.

Todas as empresas que preencherem o questionário receberão um relatório com uma análise dos pontos fortes e das oportunidades de melhoria. Esse documento é um importante instrumento de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias. As empresas vencedoras receberão troféu, certificado de participação e um valor-bônus a ser trocado por produtos do Sebrae-MG no período de até um ano.

Participam do prêmio as MPEs com receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00; com pelo menos um ano fiscal; com domicílio fiscal em Minas Gerais; e que comprovaram sua regularidade fiscal e estatutária.

O prêmio é dividido nas categorias Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços, Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação e Serviços de Tecnologia da Informação, além da categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social.

Sobre o Sebrae-MG

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) é uma entidade civil sem fins lucrativos, vinculada ao Sistema Sebrae, que tem ramificações em todo o Brasil. O Sebrae-MG atua na busca da redução e racionalização da carga tributária e da burocracia. Também apoia projetos desenvolvidos em incubadoras de empresas, em parceria com institutos de pesquisas, universidades e iniciativa privada. Oferece ainda soluções em educação empreendedora, por meio de treinamentos, cursos, atendimentos individualizados e programas para melhoria dos processos gerenciais e desenvolvimento de habilidades de liderança e do comportamento empreendedor.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada superior a 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Segunda-feira, 10 de agosto de 2009.