Prêmio Gerdau Melhores da Terra registra aumento de 80% na inscrição de máquinas e equipamentos

A Gerdau registrou um total de 215 inscritos para a edição 2009 do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, maior premiação para máquinas e equipamentos agrícolas da América do Sul. As categorias Destaque, para produtos há mais de um ano no mercado, e Novidade, para lançamentos com menos de um ano, registraram um aumento expressivo no número de participantes. São 48 inscritos na categoria Destaque, contra 34 do ano passado, e 53 na Novidade, perante 23 em 2008. No total, o número de máquinas e equipamentos inscritos saltou de 57 em 2008 para 101 em 2009, um aumento de quase 80%.

“Os lançamentos privilegiam a tecnologia voltada à produtividade, à redução da carga de trabalho e aos resultados. É a resposta das empresas fabricantes de máquinas e equipamentos à pressão por um maior rendimento que o mundo inteiro tem buscado em relação à produção agrícola”, diz o professor Luiz Fernando Coelho de Souza, pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio. Foram recebidas inscrições de empresas de Brasil e Argentina. A categoria Pesquisa e Desenvolvimento, para trabalhos de estudantes e profissionais das ciências agrárias, registrou 114 inscritos.

Os vencedores do Prêmio Gerdau Melhores da Terra serão conhecidos em 29 de agosto, na feira agropecuária Expointer, realizada em Esteio (RS), em coletiva para a imprensa. A cerimônia de premiação será realizada no dia 2 de setembro, na Gerdau Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS).

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA: TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).