Prêmio Destaque Empresarial, iniciativa da Gerdau e Sebrae-PE, agora é MPE Brasil

A Gerdau e o Sebrae-PE abrem inscrições para o Prêmio Destaque Empresarial, que a partir dessa 9ª edição passa a ser chamado de MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. O objetivo da premiação é mostrar os bons exemplos de MPEs que por meio da aplicação de bons métodos de gestão, tiveram resultados significativos.

A Gerdau apóia prêmios de incentivo em parceria com o Sebrae em 24 estados brasileiros. As premiações, que até o ano passado mantinham nomes diferentes, foram unificadas e contam, agora, com o mesmo padrão de avaliação em todo o país.

Os participantes serão avaliados nas categorias Agronegócio, Comércio, Indústria, Serviços - subdividido em: Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação. Além disso, também poderão se inscrever na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental, desde que estejam concorrendo a alguma das categorias setoriais. A seleção é realizada a partir de um questionário, respondido pelos gestores das empresas concorrentes. Todas as empresas que respondem essa auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias. Para a escolha das vencedoras, serão analisados os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ajustados à realidade das micro e pequenas empresas. A expectativa para 2008 é atingir 40 mil micro e pequenas empresas em todo o Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos escritórios do Sebrae ou pelo site www.premiompe.sebrae.com.br, até o dia 29 de agosto. Podem participar da versão pernambucana MPEs com domicílio fiscal no Estado que tenham receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões e pelo menos um ano fiscal completo. A iniciativa é promovida pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social do Grupo Gerdau e pelo Sebrae, com o apoio da Federação da Indústria do Estado de Pernambuco - FIEPE, Federação do Comércio do Estado de Pernambuco – FECOMÉRCIO/PE, Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas - FCDL, Federação das Associações Comerciais do Estado de Pernambuco – FACEP, Programa Pernambucano de Qualidade – PROPEQ, o Movimento Brasil Competitivo – MBC e a Fundação Nacional da Qualidade- FNQ.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 45,2 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 25,9 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina, reaproveitando mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Terça-feira, 8 de julho de 2008