Pianista Arthur Moreira Lima faz concertos populares em Minas com apoio da Gerdau

Pianista se apresenta em palco adaptado em caminhão em concertos abertos entre os dias 19 e 23 de outubro

O pianista Arthur Moreira Lima estará em Minas Gerais entre os dias 19 e 23 de outubro como parte do projeto Brasil Sertões 2008. A iniciativa, tem o apoio da Gerdau, direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes em responsabilidade social da empresa, por meio de recursos da lei de incentivo à cultura. Serão feitas apresentações abertas e gratuitas em um palco montado na carroceria de um caminhão em praças e locais públicos com o objetivo de promover o acesso à música às populações e fortalecer o sentimento de identidade brasileira.

Em Minas Gerais, haverá apresentações em Cordisburgo (19/10), Contagem (20/10), Barão de Cocais (21/10), Ibirité (22/10) e em Divinópolis (23/10). O projeto Brasil Sertões 2008 começou em junho deste ano, na Bahia, e termina em 25 de novembro, no Ceará, após completar mais de 60 concertos públicos e percorrer um trajeto de mais de 25 mil km por 14 diferentes Estados do Sudeste e Nordeste brasileiros.

O pianista se apresenta em um palco móvel de aproximadamente 45 metros quadrados adaptado em um caminhão, que conta inclusive com camarim, lavabo e dois pianos de cauda Steinway&Sons. Nos veículos de apoio vão equipamentos de som, luz e telão, além de uma equipe de 23 profissionais que inclui até afinador dos pianos.

O concerto, que dura em torno de 1h30, inclui obras de compositores eruditos e populares, que vão de Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, Villa-lobos, Pixinguinha, Luiz Gonzaga até o argentino Astor Piazzola. Ao longo da apresentação, o artista conversa com a platéia e explica as obras, seus autores, suas inspirações e principais características.

Considerado um dos mais versáteis e populares pianista clássico brasileiro, Arthur Moreira Lima já gravou nos Estados Unidos, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia, entre outros. Nascido no Rio de Janeiro, Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos, e já aos nove tocava um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre as orquestras com quem já se apresentou, estão as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia, Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres e a National de France.

O projeto Sertões Brasil 2008 faz parte do programa Um Piano na Estrada, desenvolvido pelo artista desde 2003, no qual já foram realizadas mais de 250 apresentações públicas para levar música e informação para mais de meio milhão de pessoas em quase todos os Estados brasileiros. Faz parte da iniciativa também o projeto Um Sorriso pela Estrada, no qual voluntários levam informações sobre os cuidados dentários, higiene bucal e escovação para crianças e jovens em escolas nas cidades por onde passa a caravana do programa Um Piano na Estrada. Este ano, estima-se que cerca de 50 mil pessoas sejam beneficiadas neste projeto de saúde.

Cordisburgo, 19 de outubro
Contagem, 20 de outubro
Barão de Cocais, 21 de outubro
Ibirité, 22 de outubro
Divinópolis, 23 de outubro
Site: http://www.arthurmoreiralima.com.br/site/pianopelaestrada.htm

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui mais de 45 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 15 de outubro de 2008