Obras de Virgínia Woolf são destaque na Faop Literária

"Um teto todo seu: o que pode nos dizer Virgínia Woolf sobre escrita e literatura?" é o tema do programa Faop Literária do mês de agosto, uma iniciativa realizada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) em parceria com o Ateliê de Psicanálise, com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O encontro será no dia 18 de agosto, às 14h, no Auditório Vinícius de Moraes, na sede da Fundação, com entrada gratuita.

Neste mês, o evento contará com as presenças da Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Amélia Batista dos Reis, e a Mestre em Estudos Literários pela UFMG, Juliana Veloso Mendes de Freitas.

O programa tem como proposta estimular o prazer pela leitura, apresentar o acervo da Biblioteca Murilo Rubião, bem como criar debates sobre temáticas que levem os participantes à reflexão de grandes nomes e obras da literatura nacional e estrangeira.

Iniciativas como essa fazem parte do foco de atuação da Gerdau, que acredita na educação como uma das molas propulsoras do desenvolvimento de uma comunidade.

Virgínia Woolf

A autora nasceu em Londres, em 1882. Filha de um editor, embora sem formação acadêmica, desde a infância, Virgínia obteve contato direto com o mundo literário.

Em 1928, tornou-se uma das percussoras dos movimentos feministas ao apresentar às estudantes da Universidade de Cambridge o ensaio "Um teto todo seu". Neste ensaio, ela ganhou notoriedade ao afirmar que a independência financeira influencia diretamente na produção artística das mulheres além de contestar a sociedade patriarcal e desigual na Inglaterra no início do século XX.

Em 1941, vítima de depressão, ela suicidou-se. Contudo, deixou inúmeros livros, ensaios, cadernos, diários e correspondências que fazem de Woolf um dos grandes nomes do Modernismo e da literatura inglesa do século XX.

A Gerdau segue os princípios do desenvolvimento sustentável e acredita que o crescimento de uma empresa está diretamente ligado ao relacionamento ético e socialmente responsável com todos os públicos com os quais se relaciona. Com mais de 114 anos de história e presente em 14 países, por meio de operações que atuam nas várias etapas da indústria do aço, a Empresa tem trabalhado em iniciativas voltadas à educação, mobilização voluntária e qualidade em gestão. Em Minas Gerais, que possui riquezas históricas e culturais, a Gerdau também apoia projetos voltados à preservação do patrimônio.

A Companhia é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui plantas industriais nas Américas, na Europa e na Ásia.​