Jovens mineiros participaram pela primeira vez do fórum de empreendedores na Argentina e tiveram o apoio do Grupo Gerdau

Quatro estudantes mineiros entre 16 e 19 anos chegam na segunda-feira, dia 12.05, do 11º Fórum Internacional de Empreendedores (FIE), realizado em Córdoba, Argentina, entre os dias 2 e 12 de maio. Eles fizeram parte da primeira delegação de Minas Gerais a participar do encontro promovido pela Junior Achievement, entidade voltada para o incentivo do empreendedorismo. Caio César de Oliveira Lage, de 17 anos, aluno da Escola Estadual José Maria de Morais de Barão de Cocais, é um dos três alunos de escolas da rede pública estadual que viajou com o apoio do Grupo Gerdau, direcionado pelo Instituto Gerdau.

Para Caio, essa foi uma grande oportunidade não só para aprender, como também para ensinar. “Além de aprendermos a nos comunicar melhor, abrimos nossa mente para novas idéias. Temos também a chance de trocar informações com outros países e expandir nossos conhecimentos”, explica. Rúbia Josiana Rodrigues, de 17 anos, aluna da Escola Estadual Lauro Epifânio de Divinópolis também participou do evento. “A troca de experiência com jovens de outros países é muito importante, para conhecermos as dificuldades que enfrentaram e podermos trocar idéias“, declara. Ela já se prepara para ministrar palestras para seus colegas de escola, nas quais poderá contar o que aprendeu no FIE, estimulando a participação dos alunos nos programas do Junior Achievement. O mineiro Erick Patrick Moreira, da Escola Estadual Ruy Pimenta de Contagem também teve o apoio do Grupo Gerdau, que possui unidades siderúrgicas com programas de estímulo à educação nestas três cidades.

O FIE recebeu mais de 600 participantes, com idade entre 16 e 23 anos, provenientes de mais de 15 países de todo o mundo. Nessa edição, o Brasil participou com cerca de 75 estudantes de dez Estados.

A programação foi repleta de atividades de estímulo ao espírito empreendedor dos alunos e de desenvolvimento de aptidões. Integração, relacionamento e descoberta dos potenciais de aprendizagem foram alguns dos objetivos das atividades acadêmicas, esportivas e recreativas desenvolvidas. A programação contou com conferências, workshops de treinamento, feira de miniempresa, show de talentos, atividade solidária, dia dos esportes, entre outras ações.

Desde 2003, o Grupo Gerdau é mantenedor do Brasil da Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos fundada em 1919 nos Estados Unidos, com o objetivo de despertar o espírito empreendedor nos jovens. Em 1984, a entidade chegou ao Brasil e já está presente em todos os Estados, tendo beneficiado cerca de 890.000 jovens desde a sua fundação. Em Minas Gerais desde 2003, a associação já atendeu aproximadamente 27,9 mil jovens, através da colaboração de 1,8 mil voluntários, em mais de 20 municípios. Em Minas Gerdau, a Gerdau ainda apóia os programas em Belo Horizonte, Barão de Cocais, Divinópolis, além de Contagem.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 37 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quarta-feira, 23 de abril de 2008