Jovens de Maracanaú garantem formação em Manutenção Mecânica com Projeto Pescar

Press release

A Gerdau, por meio da usina Cearense, inicia em abril uma nova turma do Projeto Pescar, que oferece qualificação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social, capacitando-os para a conquista do primeiro emprego. Desde o lançamento do programa no município, em 2008, a iniciativa já formou mais de 70 jovens. Nesta nova turma, com formação prevista para dezembro deste ano, 15 alunos estão participando das aulas para formação técnica em Manutenção Mecânica.

O curso divide-se em dois eixos: “Qualificação Profissional” e “Desenvolvimento Pessoal e Cidadania”, com aulas teóricas e práticas. A proposta pedagógica é focada na construção da autonomia do aluno, na transmissão de informações, conhecimentos e, especialmente, no comprometimento profissional de cada participante.

A iniciativa conta com a colaboração de voluntários da Gerdau e da comunidade, que ministram aulas sobre temas como ética, liderança, desenvolvimento sustentável, comunicação pessoal e interpessoal, além das capacitações específicas da formação técnica.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.