Jardim Botânico do Recife reabre com apoio da Gerdau

O Jardim Botânico do Recife (JBR), localizado no bairro do Curado, reabre ao público nesta terça-feira (21), às 9h, com apoio da Gerdau Açonorte, usina siderúrgica pernambucana da Gerdau. Após quase dois anos de obras de requalificação, o parque será reinaugurado com muitas novidades, entre elas o Jardim Sensorial, espaço completamente adaptado para pessoas portadoras de deficiências visuais.

O espaço possibilitará ao visitante sentir, através do tato e do olfato, particularidades das diversas espécies de plantas da região, percebendo as texturas, formatos e aromas. Gerdau Açonorte contribuiu com a doação de mudas, vasos, sinalização em braile e outros detalhes da estrutura do Jardim Sensorial, assim como a recuperação do Posto de Enfermagem do Jardim Botânico.

A iniciativa foi direcionada pelo Instituto Gerdau, que coordena as políticas e diretrizes da empresa na área de responsabilidade social. O prefeito do Recife, João Paulo Lima e Silva, participará da cerimônia.

Sobre o Jardim Botânico do Recife

O Jardim Botânico do Recife foi criado em 1960. Ocupando uma área de 10,7ha, compõe uma parte da Unidade de Conservação Municipal denominada Matas do Curado, uma área de 113,6ha pertencentes, em sua maioria, ao patrimônio do Exército. Atualmente, encontra-se sob a administração da Diretoria de Meio Ambiente - Dirmam, com supervisão da Secretaria de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental. O espaço integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos e a Botanic Gardens Conservations Internacional, entidade internacional que congrega os jardins botânicos ao redor do mundo.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 45,2 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É o maior reciclador da América Latina, reaproveitando mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Domingo, 19 de outubro de 2008