Inscrições para o Prêmio Gestão Escolar estão abertas

Press release

Estão abertas até 31 de maio as inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2013, iniciativa apoiada pela Gerdau e promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). As instituições participantes serão avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Estão aptas a participar do prêmio escolas públicas, estaduais e municipais.

Na primeira fase, serão selecionadas instituições de ensino representantes de cada estado e do Distrito Federal. As instituições escolhidas nos âmbitos estadual e distrital receberão o diploma de destaque e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas no país, além do diploma de destaque nacional, receberão R$ 10 mil cada.  A primeira colocada ganhará R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus estados também ganham uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

De acordo com dados do Consed, na última edição do prêmio foram inscritas cerca de 9 mil instituições. Desde a primeira edição do prêmio, em 1998, 34.232 inscrições já foram registradas. A partir de 2013, o prêmio deixa de ser anual e torna-se bianual, sendo um ano voltado ao concurso e o outro para a formação dos gestores.

Os parceiros do Prêmio Gestão Escolar são a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Ministério da Educação (MEC), a Embaixada dos Estados Unidos, União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Fundação Roberto Marinho, o Instituto Unibanco, a Fundação Santillana, Fundação Itaú Social, o Instituto Gerdau, Fundação Victor Civita, o Instituto Natura, Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e a Consultoria em Sistemas e Tecnologia da Informação (ConsisTI).

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.