Inscrições abertas para o segundo prêmio Germinar de educação ambiental da Gerdau

O concurso, que premia os melhores projetos de práticas ambientais apresentados por alunos de escolas públicas e privadas, traz uma nova categoria para alunos especiais

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau, recebe até 28 de setembro inscrições para o 2º Prêmio Germinar de Educação Ambiental. Realizado em parceria com o Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau, a premiação foi criada para estimular as escolas no desenvolvimento de projetos que possam fazer diferença e estabelecer ganhos mútuos na relação entre as pessoas e o meio ambiente. O objetivo do concurso é reconhecer os melhores projetos ambientais desenvolvidos por escolas públicas e privadas. Podem participar instituições que estão localizadas em Ouro Branco e nos municípios de Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Miguel Burnier, Mota, Engenheiro Correa e Moeda.

As escolas poderão escolher entre cinco categorias, de acordo com cada ciclo de ensino. São eles: Sementinha, para educação infantil; Raiz, para ensino fundamental do 1º ao 5º ano; Folha, para ensino fundamental do 6º ao 9º ano; Fruto, para ensino médio, e a novidade, Categoria Flor, para escolas de ensino especial. Todas as escolas das cidades acima citadas receberam cartazes para divulgação e uma cartilha contendo o regulamento, além do CD com os formulários para inscrição e elaboração dos projetos.

Depois dessa etapa, uma comissão julgadora vai escolher o melhor projeto de cada um desses grupos. A divulgação dos selecionados está prevista para o final do mês de novembro. Os quatro escolhidos receberão recursos de R$ 8 mil, cada um, para viabilizar a implantação do projeto em 2013.
As instituições premiadas terão o acompanhamento da Gerdau, por meio da equipe do Programa Germinar, com o intuito de colaborar para que os projetos obtenham os resultados esperados.

Sobre o Germinar
O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender às diretrizes da Política Ambiental da Gerdau e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da usina. Desde a sua criação, o Biocentro já recebeu mais de 200 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente e sustentabilidade.

O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também trabalha os temas ligados a meio ambiente e desenvolvimento sustentável com os colaboradores da Gerdau por meio de ações que motivam a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.