II Semana Excepcional do Germinar é promovida pela Gerdau Açominas

A expectativa é receber 225 pessoas, entre professores e alunos de Apaes ou de escolas de ensino especial

A Gerdau Açominas promove, de 1 a 5 de dezembro, a II Semana Excepcional do Germinar. Este é o segundo ano consecutivo da atividade, e a expectativa é de receber cerca de 200 pessoas, entre professores e alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) ou escolas de ensino especial das cidades mineiras de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Cada dia será dedicado a uma instituição, que pode levar no máximo 30 alunos e cinco professores. O objetivo é incentivar a observação e valorização do corpo e do ambiente, por meio da prática da educação ambiental utilizando todos sentidos. O público-alvo são crianças, adolescentes, jovens e adultos excepcionais. Na programação, estão incluídos atividades de coordenação motora, trilhas ecológicas, oficina de pintura e uma apresentação dos palhaços Farofa e Fusquete. Além disso, serão servidos lanche, almoço, algodão-doce e pipoca.

Projeto Germinar

O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender às diretrizes da Política Ambiental da empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da usina (Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçuí, Jeceaba e os distritos de Ouro Preto). Desde a sua criação, o centro já recebeu mais de 192 mil visitantes em seus diversos programas.

O Germinar dispõe de um centro de educação ambiental com 38 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Somente em 2007, foram realizados 818 cursos e oficinas para educadores. Ele conta ainda com a Praça dos Biomas, no qual os estudantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiro – cerrado, campos rupestres, mata atlântica, restinga, caatinga e campos de altitude.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quinta-feira, 27 de novembro de 2008