Grupo Gerdau prepara jovens para o mundo dos negócios em Maracanaú

Programa Miniempresa conta com apoio de voluntários da companhia e tem como objetivo fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa

A usina siderúrgica Gerdau Cearense implantou em uma escola pública do distrito de Maracanaú, na região metropolitana de Fortaleza, o Programa Miniempresa, realizado em parceria com a ONG Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Um grupo de seis colaboradores da empresa – que realizam esse trabalho voluntariamente – procura despertar, por meio de uma série de atividades, o espírito empreendedor nos estudantes, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Gerdau, tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa. A primeira turma apoiada pela Gerdau forma seus primeiros 18 alunos no dia 6 de dezembro com cerimônia no auditório da Federação de Empresas do Estado do Ceará (Fiec). Os estudantes cursam o Ensino Médio da Escola Estadual Edmilson Pinheiro e produzem e comercializam caixas decorativas.

As atividades estão focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios estudantes, todos com idade entre 13 e 18 anos. Durante cerca de 15 encontros de três horas cada os alunos criam um produto, definem estratégias de marketing, desenham e colocam em prática os processos produtivos e fazem a comercialização, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, recebem seus dividendos. É, inclusive, vendendo ações que os alunos levantam os recursos necessários para o início da produção.

Além disso, os próprios alunos se organizam para dividir as tarefas da empresa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement. Ao todo, 125 estudantes são beneficiados atualmente pelo projeto no Ceará.

O Grupo Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2006, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram 675 jovens e contaram com o apoio de 50 funcionários da empresa.

Terça-feira, 6 de novembro de 2007