Grupo Gerdau prepara jovens da região de Araçariguama para o mundo dos negócios

A usina siderúrgica Gerdau São Paulo implantou em uma escola da comunidade na qual está instalada, em Araçariguama, região Oeste do Estado de São Paulo, o Programa Miniempresa, realizado em parceria com a Junior Achievement.

Um grupo de seis colaboradores da empresa – que realizam esse trabalho voluntariamente – procura despertar, por meio de uma série de atividades, o espírito empreendedor nos estudantes, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Gerdau, tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa. Neste primeiro módulo, que vai até dezembro de 2007, o projeto vai beneficiar 30 alunos da Escola Estadual Prof. Humberto Victorazzo, todos cursando o segundo ano do Ensino Médio.

As atividades estão focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios estudantes. Durante 18 encontros de três horas cada, os alunos criam um produto, definem estratégias de marketing, desenham e colocam em prática os processos produtivos e fazem a comercialização, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, recebem seus dividendos. É, inclusive, vendendo ações que os alunos levantam os recursos necessários para o início da produção. Além disso, os próprios alunos se organizam para dividir as tarefas da empresa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement.

O Grupo Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2006, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram 675 jovens e contaram com o apoio de 50 funcionários da empresa.

Quinta-feira, 27 de setembro de 2007