Grupo Gerdau lança projeto para capacitar diretores de escolas municipais de Maracanaú (CE)

Iniciativa beneficiará mais de 16 mil alunos do ensino fundamental

Um grupo de 20 diretores de escolas de Maracanaú, local onde está localizada a usina siderúrgica Gerdau Cearense, foi escolhido para participar do projeto-piloto Gestão para Sucesso Escolar (GSE). O objetivo do programa é melhorar a qualidade do ensino público por meio de treinamentos teóricos e práticos para os gestores da escola, beneficiando mais de 16 mil alunos.

Os critérios para escolha das escolas foram: proximidade da usina, adesão direta da direção e o fato da escola possuir um sistema de avaliação de aprendizagem.

Todos os participantes do GSE estarão reunidos nesta segunda-feira, dia 16 de outubro, no Hotel Luzeiros, das 8h30 às 12h, para apresentação do cronograma de trabalho e integração com os voluntários da Gerdau envolvidos no projeto.

O GSE utiliza o diagnóstico de desempenho dos alunos para que cada escola defina suas próprias estratégias de melhorias. O curso tem duração de 10 meses é dividido em cinco módulos que abrangem conteúdos como a mobilização da equipe escolar e a comunidade, utilização de indicadores para medir a qualidade do ensino, ferramentas para identificação das facilidades e dificuldades dos alunos, ações de desenvolvimento das habilidades dos estudantes, análise da qualidade da infra-estrutura da escola. O conteúdo será ministrado em encontros presenciais e treinamentos on-line.

O projeto é desenvolvido pelo Grupo Gerdau, Fundação Lemann, Instituto Razão Social e IBM. Além do apoio financeiro, a Gerdau doará para cada escola participante um computador.

O desenvolvimento do curso será acompanhado por oito voluntários do Grupo Gerdau, os quais serão responsáveis pela realização de relatórios mensais, visitas às escolas, apoio à navegação no portal do curso, realização de ações nas escolas e levantamento das dificuldades no decorrer do processo.

Um dos desafios do programa é reduzir a evasão escolar na 8º série, cujo índice de Maracanaú é de 25,9%, percentual acima da média nacional de 11,2%. Também na 8º série o índice de aprovação da região (67,2%) é inferior à média nacional (76,6%).

Sexta-feira, 13 de outubro de 2006