Grupo Gerdau lança edição 2008 do programa miniempresa em escola de Araçariguama

Alunos do ensino médio vão montar e administrar uma empresa de verdade, cuidando da produção, estratégias de marketing e até venda de ações para a comunidade

A usina siderúrgica Gerdau São Paulo lança nesta quarta-feira (7/5) mais uma edição do Programa Miniempresa. O projeto realizado em parceria com a organização Junior Achievement consiste na implantação de uma empresa em uma escola da comunidade. No programa, um grupo de nove colaboradores da unidade voluntariamente procura despertar, por meio de uma série de atividades, o espírito empreendedor nos estudantes, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

A iniciativa, direcionada pelo Instituto Gerdau, tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa. O projeto vai beneficiar 30 alunos da Escola Estadual Prof. Humberto Victorazzo, todos estudantes do segundo ano do Ensino Médio.

As atividades serão focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios jovens. Durante 13 encontros de três horas e meia cada, os alunos criarão um produto, definirão estratégias de marketing, desenharão e colocarão em prática os processos produtivos e farão a comercialização do produto, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberão seus dividendos.

Além disso, os próprios alunos são responsáveis por se organizar e dividir as tarefas da empresa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement.

O Grupo Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2007, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram no Estado de São Paulo 261 jovens e contaram com o apoio de 40 colaboradores da empresa.

Sobre o Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 37 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia. Possui capacidade instalada de 24,8 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Segunda-feira, 5 de maio de 2008