Grupo Gerdau inicia projeto social em Charqueadas

O Projeto Golaço, promovido pelo Instituto Gerdau, inicia nesta segunda-feira suas atividades em Charqueadas (RS)

O Grupo Gerdau está contribuindo para disseminar a cultura do voluntariado no país. E a lição começa dentro de casa. Em comemoração ao primeiro ano de atividade do Instituto Gerdau, a empresa lança na próxima quarta-feira, 8 de março, o Programa Voluntário Gerdau. A iniciativa busca sensibilizar os colaboradores do Grupo no Brasil, reconhecendo o trabalho voluntário em prol do desenvolvimento sustentado das comunidades. A metodologia de capacitação do programa é da ONG Parceiros Voluntários, parceira do projeto.

O programa já inicia com o envolvimento de mais de 1,4 mil colaboradores do Grupo, que realizaram atividades voluntárias junto a escolas e entidades do Terceiro Setor. Para este ano, o número de voluntários deve aumentar em 30%. “Até o final de 2006, a meta é que 10% dos profissionais que trabalham na Gerdau em todo o Brasil exerçam alguma atividade voluntária. Esse percentual representa um contingente de cerca de 2 mil pessoas”, informa José Paulo Soares Martins, diretor do Instituto Gerdau.

Uma das ações do programa é a Copa Voluntário Gerdau, uma gincana em que os colaboradores devem formar equipes para realizar tarefas que irão beneficiar organizações sociais de suas comunidades. A iniciativa terá 7 tarefas, assim como os 7 jogos que o Brasil deverá disputar na Copa do Mundo. Mas nesse campeonato, todos ganham: colaboradores e entidades beneficiadas.

Entre as práticas sugeridas pelo Programa Voluntário Gerdau está o envolvimento dos colaboradores na transferência de conhecimentos sobre qualidade total para o programa “Qualidade no Terceiro Setor”. São ações como a difusão das práticas de 5S nas escolas, já iniciadas nas região Sul, Sudeste e Nordeste. Além disso, os colaboradores podem atuar diretamente na melhoria de instalações de entidades e por meio de campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, brinquedos e material escolar. Atividades que proporcionem geração de renda e palestras sobre profissões também estão entre as possibilidades. O programa também estimula a participação no Fundo Pró-Infância dos Colaboradores Gerdau, uma iniciativa para intensificar as doações de recursos financeiros a instituições sociais voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes.

Segunda-feira, 6 de março de 2006