Grupo Gerdau fecha contrato de cooperação tecnológica com a japonesa Daido Steel

Parceria visa à produção de aços especiais para montadoras japonesas com plantas fora do Japão, como Nissan, Toyota e Honda

O Grupo Gerdau e a Daido Steel, principal produtora de aços especiais do Japão, fecharam um acordo de cooperação tecnológica para o desenvolver aços especiais segundo as necessidades das montadoras japonesas com plantas fora do Japão, como Nissan, Toyota e Honda. O contrato envolve a Gerdau Aços Especiais Piratini, usina do Grupo em Charqueadas (RS), e permitirá às duas siderúrgicas ampliar a competitividade e participação no mercado automobilístico internacional, acompanhando a expansão das montadoras japonesas.

O relacionamento entre a Gerdau Aços Especiais Piratini e Daido Steel iniciou há uma década. Desde 1995, as duas empresas possuem intercâmbio tecnológico com foco na melhoria de processos. O novo acordo, entretanto, tem como objetivo principal o desenvolvimento de produtos específicos para atender a demanda das montadoras japonesas, envolvendo a troca de informações e tecnologia sobre processo de produção, inspeção de qualidade, bem como o intercâmbio entre profissionais.

O Grupo Gerdau produz aços especiais longos principalmente para a indústria automotiva. Segue rigorosas exigências técnicas e normas internacionais, o que garante alta performance ao fabricante e segurança aos usuários. Tem como estratégia de crescimento internacional a consolidação da empresa como fornecedor global de aços especiais longos. Além da usina de Charqueadas, o Grupo Gerdau possui participação acionária de 40% na Sidenor (Espanha).

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos das Américas e ocupa a 14ª colocação entre os maiores grupos siderúrgicos mundiais. É um dos maiores recicladores do mundo, opera com uma capacidade instalada de 19,1 milhões de toneladas de aço por ano. Possui 223 sites em nove países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Peru e Uruguai. Suas empresas possuem ações listadas em importantes bolsas de valores – São Paulo, Nova York, Toronto e Madri.

Quinta-feira, 21 de dezembro de 2006