Grupo Gerdau e Sebrae premiam micro e pequenas empresas mineiras por excelência em gestão

Iniciativa do Grupo Gerdau e Sebrae para incentivar competitividade, Prêmio Excelência Empresarial foi entregue a seis micro e pequenas empresas, no último dia 12 de novembro

Os vencedores do Prêmio Excelência Empresarial 2007, promovido pelo Grupo Gerdau e Sebrae-MG. foram conhecidos no último dia 12 de novembro em uma grande solenidade no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG). Na categoria Agropecuária, o vencedor foi a Agropecuária Tucaninha, produtora leiteira de São João Batista do Glória. A Relojoaria Central, de Varginha, venceu na categoria Comércio. No segmento Indústria e Comércio, o prêmio foi para a Móveis Matos e Lopes, de Visconde de Rio Branco. A Engeclam Engenharia, empresa de projetos e engenharia de Belo Horizonte, conquistou a premiação na categoria Indústria. Em Serviços, a premiada foi a Méthodos Laboratório, Análises Clínicas e Hematologia, de Pouso Alegre. Na categoria Empresa Cidadã, a vencedora foi a AIX Sistemas, empresa de informática de Belo Horizonte. Essas empresas têm entre 24 e 80 funcionários e faturamento médio na faixa de R$ 1.500.000,00.

As empresas vencedoras receberam troféu, certificado e um valor-bônus, a ser trocado por produtos do Sebrae no período de até um ano. Os troféus foram entregues pelo vice-presidente executivo da Gerdau Açominas, Manoel Vitor de Mendonça Filho, e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões. A solenidade terminou com show da Família Lima para todos os convidados

O Prêmio Excelência Empresarial visa incentivar a competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) por meio do aprimoramento dos negócios e excelência na gestão. Dados do Sebrae apontam que as micro e pequenas empresas representam mais de 97% do número total de empresas. Em Minas Gerais, existem mais de 565 mil micro e pequenas empresas, que são responsáveis por 61% dos postos de trabalho e por 22% do PIB do Estado. A entidade detecta ainda que entre as dificuldades encontradas para sua sobrevivência está na dificuldade de elas se inserirem em um ambiente tecnológico inovador, condição essencial para manter um nível adequado de competitividade.

Este ano, foram 2.699 empresas inscritas no Prêmio Excelência Empresarial. Destas, 501 chegaram a segunda etapa do processo seletivo, com o preenchimento de um questionário técnico por 19% dos inscritos. Isso representa quase o dobro da média histórica de 10% de avanço das empresas até esta fase. Participam do prêmio as MPEs que tenham receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00; que tenham completado pelo menos um ano fiscal; com domicílio fiscal em Minas Gerais e que comprovem sua regularidade fiscal e estatutária.

As empresas vencedoras passaram por um processo de seleção que inclui auto-avaliação, com o preenchimento de um questionário detalhado sobre suas atividades e diferenciais, visitas de comissões avaliadoras do prêmio e avaliação final pela banca de juízes, formada por representantes das organizações e instituições promotoras e parceiras do prêmio. Todas as empresas que respondem à auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui para o desenvolvimento dessas companhias.

O Grupo Gerdau apóia prêmios de incentivo ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas em mais de oito estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina (Talentos Empreendedores), Paraná (Sucesso Empresarial), Minas Gerais (Excelência Empresarial), Rio de Janeiro (Top Empresarial), Bahia (Realce Empresarial), Pernambuco (Destaque Empresarial) e Ceará (Êxito Empresarial).

Serviço:

Vencedores Prêmio Excelência Empresarial 2007

Categoria Agropecuário
• Agropecuária Tucaninha (São João Batista do Glória-MG)

Categoria Comércio
• Relojoaria Central (Varginha-MG)

Categoria Indústria e Comércio
• Móveis Matos e Lopes (Visconde do Rio Branco-MG)

Categoria Indústria
• Engeclam Engenharia (Belo Horizonte-MG)

Categoria Serviços
• Méthodos Laboratório, Análises Clínicas e Hematologia (Pouso Alegre-MG)