Grupo Gerdau e Sebrae lançam Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais

A Gerdau e o Sebrae-MG lançam no dia 2 de julho, às 19h30, o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE). A premiação tem como objetivo incentivar o desenvolvimento e criação de ferramentas que possibilitem uma gestão empresarial de qualidade, e que por sua vez estimulem a competitividade e o crescimento empresarial no Estado, através do reconhecimento das boas práticas empresariais. O lançamento da edição 2008 será realizado no auditório do Sebrae-MG, na Avenida Barão Homem de Melo, 329, Nova Suíça.

A premiação é realizada, pelo 13º ano consecutivo, pela Gerdau e Sebrae. Em 2008 o Prêmio foi unificado sob o nome MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e conta com o apoio da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Movimento Brasil Competitivo (MBC) e demais parceiros nos vinte e quatro estados brasileiros. Agora, todos os prêmios passam pelo mesmo padrão de avaliação em todo o Brasil.

A iniciativa em Minas Gerais é direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Gerdau, e ainda conta com o apoio do Instituto de Qualidade de Minas Gerais (IQM).

Os participantes serão avaliados nas categorias Indústria, Comércio, Serviços de Turismo, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços (demais tipos de serviços) e Agronegócio. Além disso, também, poderão concorrer na categoria Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental, desde que estejam concorrendo a alguma das categorias setoriais, citadas acima.

A seleção é realizada a partir de um questionário, respondido pelos gestores das empresas participantes. Todas as empresas que respondem essa auto-avaliação recebem um relatório com os pontos fortes e as oportunidades de melhoria. Esse documento é uma importante ferramenta de gestão, que contribui significativamente para o desenvolvimento dessas companhias.

Para a escolha das vencedoras, serão analisados os Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), ajustados à realidade das micro e pequenas empresas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.sebraemg.com.br até o dia 7 de setembro. As inscrições também podem ser realizadas em um dos postos de atendimento do Sebrae localizados em várias cidades do Estado.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 45,2 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 25,9 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina, reaproveitando mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quinta-feira, 26 de junho de 2008