Grupo Gerdau e Junior Achievement lançam edição 2008 do Programa Miniempresa em Pernambuco

Alunos do ensino médio vão montar e administrar seis empresas de verdade, cuidando da produção, estratégias de marketing e até venda de ações para as suas comunidades

A usina siderúrgica Gerdau Açonorte e a fábrica de corte e dobra de aço Gerdau Armafer, empresas do Grupo Gerdau em Pernambuco, acabam de lançar mais uma edição do Programa Miniempresa. O projeto, realizado em parceria com a organização Junior Achievement no Estado desde 2003, consiste na implantação de miniempresas em escolas das comunidades localizadas no entorno das unidades industriais. Durante o programa, um grupo de 28 colaboradores do Grupo Gerdau, voluntariamente e fora do horário de trabalho, procurará despertar o espírito empreendedor nos estudantes, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

A iniciativa, direcionada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social do Grupo, tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa. O projeto vai beneficiar seis turmas, número recorde desde o início da parceria. Serão 150 estudantes do ensino médio das escolas estaduais Aderbal Jurema (Curado IV), Edmur Arlindo de Oliveira (Curado IV), Frei Romeu Pérea (Curado I) e do Centro de Ensino Experimental Porto Digital (Santo Antônio), localizadas na Região Metropolitana do Recife. Nesta edição o programa faz a sua estréia nas três últimas instituições citadas.

As atividades serão focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios jovens. Durante 18 encontros de duas horas e meia cada, os alunos criarão um produto, definirão estratégias de marketing, desenharão e colocarão em prática os processos produtivos e farão a comercialização do produto, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberão seus dividendos.

Além disso, os próprios alunos são responsáveis por se organizar e dividir as tarefas da empresa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement. Uma novidade deste ano é a avaliação das miniempesas quanto ao impacto ambiental do seu produto. Ganharão mais visibilidade aquelas que atribuírem às suas atividades a responsabilidade sócio-ambiental.

O Grupo Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2007, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram no Estado de Pernambuco cerca de 500 jovens e contaram com o apoio de 14 colaboradores da empresa.

O Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 41 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia. Possui capacidade instalada de 25,9 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Sexta-feira, 6 de junho de 2008