Grupo Gerdau colabora na organização de cooperativas de catadores de sucata

Corporação presta consultoria para implantação e gestão das entidades e garante a compra de toda a produção; objetivo é gerar 300 empregos até o ano que vem

O Grupo Gerdau mantém desde setembro de 2006 um programa de incentivo e apoio na criação e gestão de cooperativas de catadores de sucata, que trabalham na triagem de material proveniente da coleta seletiva de lixo das cidades onde estão instaladas. A empresa apóia a organização das entidades ao fornecer assessoria para sua sua implantação e gestão, além de oferecer maquinário, uniformes e equipamentos de proteção pessoal (EPIs). O objetivo da companhia é ampliar sua rede de fornecimento de sucata ferrosa, um dos principais insumos utilizados na produção do aço, e estimular o crescimento das comunidades onde atua.

A capacitação dos cooperados é desenvolvida pelo Grupo Gerdau nas áreas de gestão, segurança, tratamento do lixo e assessoria jurídica. A empresa já colaborou para a implantação de cinco cooperativas, em Divinópolis (MG), Barão de Cocais (MG), Charqueadas (RS), Araucária (PR) e Salvador (BA) – a meta é chegar a 11 até 2008. O Grupo Gerdau estima que o projeto atualmente gere mais de 300 empregos diretos nas cooperativas já assistidas.

Toda a sucata ferrosa gerada pelas cooperativas, não importando a quantidade, é comprada pela empresa, garantindo a receita das entidades. Dessa forma, a iniciativa proporciona a inclusão social dos cooperados, possibilita a inserção de pessoas carentes no mercado de trabalho, incentiva o envolvimento voluntário de colaboradores do Grupo Gerdau em projetos sociais e ajuda na preservação do meio ambiente, por meio da reciclagem do lixo. O projeto está alinhado à busca do crescimento sustentável, um dos principais objetivos do Grupo Gerdau.

O programa é desenvolvido em parceria com o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (CEMPRE), associação sem fins lucrativos que trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo, e conta com o apoio das prefeituras e secretarias de meio-ambiente de cada localidade.

Terça-feira, 23 de outubro de 2007