Grupo Gerdau apresenta Fundo Pró-Infância para empresários da Bahia

Evento será realizado amanhã, 6 de abril, às 8h30, na sede da FIEB

O Grupo Gerdau apresenta nesta quinta-feira, 06 de abril, às 8h30, o Fundo Pró-Infância de Profissionais Gerdau para empresários da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O evento será realizado no auditório da sede da FIEB e contará com a presença do diretor contábil do Grupo Gerdau, Geraldo Toffanello, o diretor da Gerdau Nordeste, Felipe Reinaux e o gestor do Fundo Pró-Infância dos Profissionais Gerdau, Clódis Xavier.

O objetivo é conscientizar a comunidade sobre a possibilidade de doação de recursos por meio de imposto de renda, de acordo com a lei federal Funcriança. As pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido e as pessoas jurídicas, 1% do imposto devido, com alíquota de 15%.

Um dos diferenciais do Fundo Pró-Infância é que cada empresa doadora ou pessoa física poderá escolher a entidade a ser beneficiada, cujo o projeto deverá, necessariamente, ser aprovado pelo conselho municipal ou estadual dos direitos da criança e do adolescente. Dessa forma, é possível atender crianças e adolescentes carentes, em situação de risco, dependentes químicos e portadores de necessidades especiais.

A Gerdau está doando à FIEB o software com o simulador do imposto devido, para que todo o procedimento de doações seja facilitado. O doador navega na página e consegue visualizar todos os projetos sociais existentes no Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, escolhendo para qual o projeto deseja direcionar a sua renúncia fiscal.

O Fundo Pró-Infância dos Profissionais Gerdau beneficia 123 instituições sociais que atendem 22.375 crianças e adolescentes no Brasil. Em 2005, o programa recebeu recursos que somam R$ 4,6 milhões e, desde 1999, ano da criação do Fundo no Grupo Gerdau, já foram destinados pela Empresa e pelos colaboradores R$ 13,9 milhões.

O Fundo já serviu de modelo para ações de responsabilidade social de diversas empresas, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), da Assembléia Legislativa do RS, do Governo do Estado do Ceará, em implantação na FIESP, entre outros.

Na Bahia, o Grupo Gerdau apóia 15 projetos sociais, beneficiando cerca de 8 mil crianças e adolescentes. Deste total, 4 entidades são apoiadas por meio do Fundo Pró-Infância, as quais atendem 548 pessoas.

Quarta-feira, 5 de abril de 2006