Grandes empresas investem nas pequenas

Sebrae-MG vai capacitar 90 fornecedores da Gerdau, em cinco cidades mineiras

Noventa fornecedores de produtos e serviços da Gerdau serão capacitados em gestão pelo Sebrae-MG. A parceria propõe a melhoria da qualidade, do prazo de entrega, do atendimento e dos custos de pequenas empresas de Divinópolis, Três Marias, Barão de Cocais, Ouro Branco e Belo Horizonte. As capacitações serão subsidiadas em 70% pela Gerdau e pelo Sebrae-MG.

Atualmente, as MPE respondem por cerca de 40% da carteira de fornecedores da Gerdau no país. São, em sua maioria, pequenos fornecedores de serviços, materiais de reparos e operação, insumos como ligas metálicas e lingoteiras, e produtos que variam desde papel a peças para maquinários.

O programa será realizado nos próximos dois anos. “Vamos qualificar as MPE em gestão, inovação e tecnologia. Nosso objetivo é prepará-las para atender as expectativas e necessidades de grandes empresas como a Gerdau”, afirma o diretor Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

Até maio, cada empresa participante do programa passará por um diagnóstico para avaliação dos pontos fortes e das oportunidades de melhorias.  A partir do resultado serão definidas ações que assegurem mais eficácia na prestação de serviços e na produção de bens.

Com o plano de ações definido, as fornecedoras irão participar de cursos, consultorias e oficinas focadas em gestão financeira, vendas, recursos humanos, estratégias, marketing, estoque, produção, processos e controle de qualidade.
Entre as vantagens do programa está a melhoria da qualidade dos serviços e produtos, acesso a ferramentas de gestão que permitem ao empresário aumento do faturamento e acesso a novos mercados, ampliação da rede de relacionamento e troca de experiências entre os participantes.

Parcerias de sucesso
Desde 2009, o Sebrae-MG em parceria com grandes empresas como Petrobras, Fiat, Holcim, Vale, Votorantim Cimentos, MSol e Anglogold  já capacitou 461 MPE fornecedoras no Estado. Um dos principais resultados é a melhoria do desempenho operacional, organizacional e gerencial dos pequenos negócios.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.