Gestão para o Sucesso Escolar forma diretores de Divinópolis e Barão de Cocais (MG)

Programa de capacitação on-line fortalece capacidade gerencial de 42 diretores de escolas públicas das duas cidades

Os 42 diretores de escolas públicas de Divinópolis e Barão de Cocais que participaram do programa Gestão para o Sucesso Escolar se formaram no dia 16 de dezembro, em solenidade realizada no Mercure Hotel (Belo Horizonte-MG). O evento contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação das duas cidades e da Gerdau, IBM e Fundação Lemann, que apoiaram o projeto.

O Gestão para o Sucesso Escolar (GSE) é uma capacitação on-line para diretores de escolas públicas focada em fortalecer o seu papel como líder e gestor, com objetivo de garantir a continua melhoria dos resultados dos alunos e a performance da escola. O programa de treinamento começou em abril deste ano, com 32 diretores da rede municipal de ensino de Divinópolis e 10 de Barão de Cocais.

Com duração aproximada de nove meses, o programa de ensino à distância foi dividido em cinco módulos, nos quais foram tratados temas que incluem liderança, planejamento, aprendizagem, trabalho com a diversidade e aproximação com a comunidade. Todo o projeto é desenvolvido por meio de um software criado pela IBM, que permite o suporte on-line para solução de dúvidas e fóruns de discussão, além de possibilitar aos participantes enviar suas atividades aos tutores e ter avaliações de rendimento. Voluntários das empresas apoiadoras atuaram oferecendo suporte aos participantes do programa.

Além disso, houve encontros presenciais periódicos dos participantes, durante os quais houve dinâmicas com simulação de situações reais da escola e análise das soluções. Para medir a evolução no desempenho dos alunos, avaliações externas forneceram à escola um diagnóstico de aprendizagem.

O Programa Gestão para o Sucesso Escolar começou suas atividades em 2003. Desde então, mais de 600 diretores de 207 municípios brasileiros já participaram do programa, beneficiando 355 mil alunos. A iniciativa é realizada em parceria da Fundação Lemann, o Instituto Razão Social, a IBM e a Gerdau, direcionado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes da empresa na área de responsabilidade social.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Quinta-feira, 18 de dezembro de 2008