Germinar Gerdau Açominas oferece capacitação em educação ambiental para professores

Oitenta professores de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas e São Brás do Suaçuí participam dias 3 e 4 de julho de curso

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau Açominas, realiza nos dias 3 e 4 de julho, em sua sede em Ouro Branco, curso para 80 professores da rede pública de ensino das cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São Brás de Suaçuí, com o doutor pela Universidade de Brasília em Ecologia, Genebaldo Freire Dias. O objetivo é capacitar os docentes da região para que possam praticar a educação ambiental nas escolas de maneira fundamentada e com maior qualidade.

Os professores terão aulas teóricas e práticas ao longo de todo o dia, com conteúdo baseado no livro “Atividades Interdisciplinares de Educação Ambiental”, de autoria de Genebaldo Freire Dias. Cada um dos inscritos receberá um exemplar do livro para auxiliá-lo em suas atividades em sala de aula.

Genebaldo Freire Dias é autor de vários livros de educação ambiental que são referência nacional. Coordena o Programa de Educação Ambiental do Parque Nacional de Brasília (DF) e o Programa de Educação Ambiental da Universidade Católica de Brasília. Desde 2006 é consultor do Programa Germinar.

O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da usina (Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suaçuí, Jeceaba e os distritos de Ouro Preto). Desde a sua criação, o centro já recebeu mais de 192 mil visitantes em seus mais diversos programas.

O Germinar dispõe de um centro de educação ambiental com 38 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Somente no ano passado, foram realizados 818 cursos e oficinas para educadores. Ele conta ainda com a Praça dos Biomas, no qual os estudantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiro – cerrado, campos rupestres, mata atlântica, restinga, caatinga e campos de altitude.

A Gerdau Açominas, localizada em Ouro Branco, tem cerca de 6 mil colaboradores e é a maior usina integrada (do minério de ferro ao aço) do Grupo Gerdau no mundo. Oferece produtos de qualidade diferenciada – placas, blocos e tarugos, perfis estruturais e fio-máquina -, destinados para o mercado nacional e internacional.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 45,2 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 25,9 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina, reaproveitando mais de 16 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Terça-feira, 1 de julho de 2008