Gerdau treina professores da rede pública na metodologia 5S

Escola Municipal Ana Maria Barros recebeu ontem (30/7) treinamento de colaboradores voluntários da empresa

A Gerdau São Paulo, usina siderúrgica localizada em Araçariguama, mobilizou seus colaboradores voluntários para a realização do Programa 5S na Escola Municipal Ana Maria Barros. O treinamento foi ministrado ontem (30/7) a seis professores e à coordenadora da escola, com o objetivo de auxiliar a instituição a melhorar o rendimento das atividades. O projeto é direcionado pelo Instituto Gerdau e realizado em diversas cidades do País.

Abordando temas como organização, limpeza, saúde e auto-disciplina, os voluntários sensibilizaram os educadores quanto ao uso responsável dos recursos para garantir a criação de um ambiente seguro, agradável e produtivo. Os professores também tiveram a oportunidade de visitar a usina da Gerdau para conhecer de perto aplicação do projeto e assim multiplicar as informações a seus alunos.

No ano passado, a Escola Estadual Humberto Victorazzo recebeu a capacitação dos voluntários da Gerdau, além de uma contribuição na limpeza da escola, organização do espaço, bem como reparos e pintura da área externa. O projeto, porém, não parou. Os colaboradores acompanharão as atividades da instituição por meio de auditorias mensais.

O 5S é uma metodologia japonesa utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho, graças à mudança de atitude efetivada pelos participantes ao seguirem cinco passos recomendados pelo programa. O 5S vem da língua japonesa: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de auto-disciplina). Direcionado pelo Instituto Gerdau, que coordena as políticas e diretrizes da empresa na área de Responsabilidade Social, o programa beneficiará 968 alunos das duas escolas e é realizado com instituições de outras cidades em que a empresa mantém unidades.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de mais de 20 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, por ano, cerca de 16 milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4, GOAU3 e AVIL3), Nova Iorque (Nyse: GNA, GGB), Toronto (GNA.TO), Madri (Latibex: XGGB) e Lima (BVL: SIDERC1).

Quarta-feira, 29 de julho de 2009.