Gerdau São Paulo e Associação Junior Achievement formam pequenos empreendedores

Chegou à reta final, na última sexta-feira (17), mais uma edição do Programa Miniempresa em Araçariguama, promovido pela Associação Junior Achievement com apoio da Gerdau São Paulo, por meio do Instituto Gerdau – responsável pelas políticas e diretrizes em responsabilidade social da empresa. Mais de 30 jovens estudantes da rede pública estadual foram beneficiados pelo programa, experimentando a dinâmica do mundo dos negócios. A solenidade de encerramento foi realizada no Hotel Tucuman, em Itu. A cerimônia reuniu alunos e seus familiares, voluntários e representantes da Gerdau.

A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fornecer uma noção exata do funcionamento de uma empresa. Participaram do projeto 30 alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Humberto Victorazzo.

As atividades foram focadas na criação de uma empresa, administrada pelos próprios jovens. Durante 13 encontros de três horas e meia cada, os alunos criaram um produto, definiram estratégias de marketing, desenharam e colocaram em prática os processos produtivos e fizeram a comercialização do produto, pagando hipoteticamente os impostos e até mesmo vendendo ações da empresa para membros da comunidade – que, ao final do projeto, receberam seus dividendos. O grupo de estudantes optou pelo desenvolvimento de bijuterias, como pulseiras e colares.

Além disso, os próprios alunos foram responsáveis por se organizar e dividir as tarefas da empresa – a distribuição de cargos, da produção aos quadros executivos, é definida pelo grupo. Além dos voluntários da Gerdau, que prestam consultoria aos alunos de acordo com suas áreas de origem, o projeto conta com a participação de coordenadores da Junior Achievement.

A Gerdau já desenvolve o programa em diversos outros estados brasileiros, sempre em parceria com a Junior Achievement. Em 2007, as ações realizadas dentro do Programa Miniempresa beneficiaram no Estado de São Paulo 261 jovens e contaram com o apoio de 40 colaboradores da empresa.

A Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e líder mundial em aços longos especiais para a indústria automotiva. Possui 46 mil colaboradores e tem operações nas Américas, Europa e Ásia, as quais somam uma capacidade instalada de 26 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, reaproveita mais de 18 milhões de toneladas de sucata anualmente. Com mais de 140 mil acionistas, as empresas de capital aberto da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Sexta-feira, 10 de outubro de 2008