Gerdau Riograndense conquista Prêmio Nacional da Qualidade

Apenas cinco empresas foram premiadas como referencial de excelência em práticas e resultados, entre elas a Gerdau Riograndense. A unidade tem capacidade instalada de aço de 450 mil toneladas por ano e conta com uma linha completa de produtos para o segme

A usina Gerdau Riograndense é uma das vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade, o maior reconhecimento à excelência na gestão das organizações brasileiras. Foi a primeira vez que a unidade, localizada em Sapucaia do Sul (RS), participou da avaliação que examinou seu desempenho nos critérios do PNQ - liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

“Esse Prêmio reconhece o nosso esforço para a melhora contínua dos nossos processos, produtos, serviços e atendimento ao cliente”, afirma o Diretor Industrial no segmento de aços longos no Brasil, Dirceu Tarcisio Togni.

Durante três dias, os examinadores da Fundação Nacional da Qualidade, visitaram todas as áreas da unidade e entrevistaram mais de 180 colaboradores sobre o sistema de gestão e resultados obtidos pela usina.

Nesse ano, o Prêmio Nacional da Qualidade contou com recorde de inscritos, somando 58 empresas. Dessas, 24 atingiram pontuação para serem visitadas e apenas cinco foram premiadas como referencial de excelência em práticas e resultados, entre elas a Gerdau Riograndense. Participaram das avaliações 710 examinadores, totalizando 107 mil horas de trabalho.

A Gerdau Riograndense foi adquirida pelo Grupo Gerdau em 1948, quando ainda operava em Porto Alegre (RS). A transferência da unidade para Sapucaia do Sul (RS) ocorreu em fevereiro de 1957. A Gerdau Riograndense foi a primeira empresa siderúrgica do Rio Grande do Sul e pioneira no uso do sistema de minimills, caracterizado pela utilização de sucata como matéria-prima e comercialização regional da produção.

Hoje, tem capacidade instalada de aço de 450 mil toneladas por ano e conta com uma linha completa de produtos para o segmento industrial e de construção civil. Possui 1,1 mil colaboradores e é certificada com a ISO 9001 e ISO 14001.

Grupo Gerdau

O Grupo Gerdau é líder na produção de aços longos nas Américas e está posicionado como o 14º maior produtor de aço do mundo. Possui mais de 35 mil colaboradores e está presente em 13 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, República Dominicana, Índia, México, Peru, Espanha, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 22,6 milhões de toneladas de aço e é um dos maiores recicladores das Américas. As empresas de capital aberto do Grupo Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (Bovespa: GGBR4, GGBR3, GOAU4 e GOAU3), Nova Iorque (NYSE: GNA, GGB), Toronto (GNA) e Madri (Latibex: XGGB).

Terça-feira, 30 de outubro de 2007