Gerdau recebe Prêmio Faders de Responsabilidade Social

A premiação foi entregue durante a abertura da Semana Estadual das Pessoas com Deficiência, realizada na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul

A Gerdau Aços Especiais Piratini, unidade siderúrgica localizada em Charqueadas (RS), foi reconhecida hoje com o Prêmio Faders de Responsabilidade Social. A premiação foi entregue durante a abertura da Semana Estadual das Pessoas com Deficiência, realizada na Assembléia Legislativa do Estado. A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência e para as Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) destaca as demonstrações individuais e coletivas dirigidas à inclusão e ao resgate da cidadania no Estado. Atualmente, 19% da população gaúcha, ou cerca de 2 milhões de pessoas, são portadores de deficiência, segundo dados do IBGE.

A usina do Grupo Gerdau recebeu reconhecimento por sua atuação social junto à comunidade de Charqueadas, em especial pelo projeto Golaço. A iniciativa oferece atividades de orientação pedagógica e de apoio psicossocial a crianças de seis a 14 anos, utilizando o esporte como meio de desenvolvimento de conceitos como cidadania, responsabilidade social, meio ambiente, além do desenvolvimento psicomotor e físico. Cada criança ou adolescente em situação de vulnerabilidade social tem um padrinho voluntário – colaborador da Gerdau – que acompanha sua evolução. Durante as tardes, após o horário de aula, os participantes do projeto fazem atividades ligadas a esporte, além de reforço escolar. Também têm oportunidade de inserção cultural, ao assistirem espetáculos de teatro e filmes e visitarem museus e exposições. A iniciativa conta ainda com apoio de vários voluntários, os quais atuam em diversas áreas de interesse como informática, 5S, coleta seletiva, aulas de dança, drogas e sexualidade na adolescência, entre outros. O projeto beneficia 60 crianças e adolescentes de seis instituições de ensino do município.

Terça-feira, 22 de agosto de 2006