Gerdau realiza projeto de monitoramento das águas em comunidades de Minas Gerais

Dez escolas públicas, de quatro municípios, participam da iniciativa

A Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, realiza, até o mês de novembro deste ano, o Monitoramento Participativo das Águas. A iniciativa, que teve início em abril, promove o contato de professores e alunos com atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

A primeira parte do projeto consiste na capacitação dos educadores, que são orientados por profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre as características e cuidados para preservação dos recursos hídricos. Posteriormente, eles recebem um Ecokit, que contém as ferramentas para a realização da prática do projeto de Monitoramento Participativo das Águas.

Em seguida, os professores de dez escolas  das cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Congonhas e Itabirito, compartilham o projeto com os alunos. Cada instituição de ensino escolhe um córrego, um riacho ou um lago que será o objeto do estudo. Durante sete meses, eles acompanham, periodicamente, a qualidade da água. Ao final deste período, todos os colégios se reúnem e apresentam os resultados físicos, químicos e biológicos do recurso hídrico monitorado.

Para Maria das Graças Santiago Ribeiro, diretora da Escola Municipal José de Anchieta, de Ouro Branco, a iniciativa tem envolvido e motivado os estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. “Já recebemos a visita dos parceiros da UFMG, os alunos já visitaram um córrego bem próximo da escola e estamos muito empenhados com esse projeto”, conta. O engajamento das crianças é tanto, segundo ela, que eles estão realizando uma votação para escolher um nome para o córrego.
Além de possibilitar que os alunos trabalhem temas relacionados às matérias escolares, o Monitoramento Participativo das Águas também incentiva o comprometimento dos estudantes com questões relacionadas à preservação ambiental.

Sobre o Programa Gerdau Germinar
Realizado em conjunto pelo Instituto Gerdau e pela área de Meio Ambiente, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada
para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de 250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental - o Biocentro Gerdau Germinar - com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.