Gerdau realiza formatura do Programa Miniempresa

Press release

Por meio da usina Cosigua, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz (Zona Oeste do Rio de Janeiro), a Gerdau realizou no mês de julho a formatura do Programa Miniempresa. A iniciativa capacita os jovens para o mundo dos negócios, despertando neles o espírito empreendedor.

O projeto, realizado semestralmente, teve duração de aproximadamente quatro meses. Nesse período, os 40 alunos das duas escolas participantes adquiriram conhecimentos em economia e negócios e empreendedorismo, além de conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

Nesta edição, a Miniempresa “Pescando a arte”, do Projeto Pescar, foi premiada com o 1º lugar no quesito “Fazendo a diferença”, em que são avaliadas ações socioambientais. Para este prêmio, os alunos fizeram uma campanha de arrecadação na usina Cosigua, reunindo 86 caixas de leite em benefício ao Orfanato Dona Maria, que atende 45 crianças da comunidade local.

No primeiro semestre de 2012, o programa foi realizado com alunos do Projeto Pescar e da ETESC - Escola Técnica de Santa Cruz. O Miniempresa é aplicado nas escolas da região desde 2000 e já beneficiou mais de 1440 alunos com a participação de aproximadamente 192 voluntários. Sua realização tem o apoio da Junior Achievement, ONG internacional que desenvolve projetos em escolas públicas no Brasil. A ação é coordenada pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas e diretrizes de responsabilidade social da Companhia.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.