Gerdau realiza blitz educativa em Ouro Branco

Press release

A Gerdau, por meio da usina Ouro Branco, realizou uma blitz educativa do projeto Na Mão Certa para cerca de 400 motoristas. A ação, que conta com a colaboração de voluntários de diversas áreas da Empresa e com a parceria das transportadoras parceiras, aconteceu no mês agosto no Pátio das Transportadoras.

O objetivo do programa Na Mão Certa é conscientizar os motoristas sobre a importância de ajudarem a combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. Durante a blitz educativa, realizada em pontos estratégicos da estrada de acesso à Ouro Branco, ocorreu a entrega de panfletos e cartilhas com as informações do projeto, além de ações globais como medição de temperatura corporal, medição de pressão arterial e exame de glicose.

A usina Ouro Branco aderiu ao projeto em 2008. Só em 2012, as ações da Gerdau por meio do Na Mão Certa, contribuíram para conscientizar mais de 7,5 mil motoristas em Minas Gerais. Eles participaram de treinamentos sobre o tema e receberam orientações relativas a temas como saúde e segurança.
Além das constantes blitzen, a Empresa oferece formação para os motoristas que realizam carregamento e descarregamento na unidade. São 16 turmas/dia, em que são abordados e discutidos os assuntos do programa. O credenciamento é obrigatório para o acesso à usina e tem validade de 6 meses.

Na Mão Certa
O Programa na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil (Instituto WCF) que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O programa faz parte do conteúdo dos treinamentos dos caminhoneiros que ingressam na Gerdau e é coordenado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas de responsabilidade social da Companhia e pela área de logística da Empresa. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Entre 2007 e 2011, as ações do programa sensibilizaram mais de 190 mil caminhoneiros.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.