Gerdau realiza blitz educativa em Barão de Cocais

Press release

A Gerdau, por meio da usina Barão de Cocais, realizou no dia 2 de março a primeira blitz educativa do Programa Na Mão Certa de 2013 na cidade. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Militar e contou com a colaboração de 27 voluntários de diversas áreas da Gerdau. Também participaram alunos da Escola Estadual Efigênia de Barros, que organizaram uma fanfarra para animar o evento.

O objetivo do programa é conscientizar os motoristas sobre a importância de ajudarem a combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras. A população da cidade também é convidada a participar da iniciativa, que contempla a distribuição de folders com as informações do projeto, panfletos e apitaço.

Em 2012, a ação conscientizou mais de 7,5 mil motoristas em Minas Gerais, que participaram de treinamentos que abordaram o tema didaticamente e receberam orientações relativas a temas como saúde e segurança.

O Programa na Mão Certa é uma iniciativa da Childhood Brasil (Instituto WCF) que visa mobilizar governos, empresas e organizações do terceiro setor para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. O programa faz parte do conteúdo dos treinamentos dos caminhoneiros que ingressam na Gerdau e é coordenado pelo Instituto Gerdau, responsável pelas políticas de responsabilidade social da Companhia e pela área de logística da Empresa. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).  Entre 2007 e 2011, as ações do programa sensibilizaram mais de 190 mil caminhoneiros.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.