Gerdau realiza ações de prevenção e combate a incêndio

Press release

Com o aumento do volume de queimadas nas cidades de Minas Gerais, a Gerdau está reforçando as ações de educação ambiental nos municípios e regiões onde está presente, como Itabirito, Ouro Preto, Moeda, entre outros. A Empresa também adota estruturas e medidas preventivas, como a atuação de uma equipe de brigadistas, em parceria com a Associação Mineira de Defesa Ambiental (AMDA), que possibilitam a eliminação ou redução das fontes de propagação do fogo.

A Gerdau acredita que medidas como essa contribuem para a redução da ocorrência de queimadas e facilitam o combate a focos de incêndio. Entre as ações realizadas pela Empresa estão blitzen nas rodovias, que contam com a colaboração de brigadistas e colaboradores voluntários. Eles distribuem material informativo, alertando motoristas e passageiros sobre incêndios, tráfico de animais e lixo nas rodovias.
Também são reforçadas as visitas às c
omunidades quando há indícios de incêndios. Durante o contato, os moradores são alertados sobre a importância de se evitar ações causadoras de incêndio florestal. As palestras são outro recurso utilizado pela Empresa para informar a população, que também participa apresentando dúvidas e sugestões.

Uma campanha informativa também circula nas cidades, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de se redobrar os cuidados com queimadas e incêndios nesta época. O tema deste ano é “O que é bonito não pode acabar em descuido”.
O desenvolvimento desse trabalho tem contribuído para a redução da incidência de queimadas. Desde que foi implantada na Serra da Moeda, há quase três anos, foram registrados apenas incêndios de pequenas dimensões, debelados logo no início. A medida tem contribuído para a conservação do Monumento Natural da Serra da Moeda, da Estação Ecológica de Aredes e do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Com mais de 45 mil colaboradores, a Gerdau possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com mais de 120 mil acionistas, as ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.